DSpace Repository

A gestão em escolas multisseriadas: facetas da educação em outros contextos

Show simple item record

dc.contributor.author Vargas Ferreira, Rita de Cassia Souza de pt_BR
dc.date.accessioned 2019-02-13T19:02:27Z
dc.date.available 2019-02-13T19:02:27Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/1121
dc.description.abstract Esta dissertação analisa a gestão em escolas multisseriadas situadas no contexto do campo. A investigação desenvolvida tem como objetivos específicos identificar os atores envolvidos no contexto da escola multisseriada que estão envolvidos no processo de gestão; conhecer os processos e dispositivos de gestão presentes nas escolas multisseriadas; analisar as relações estabelecidas para a consecução da gestão escolar nesta modalidade educativa. Como norteadores teóricos das temáticas escolas multisseriadas e gestão escolar ressalta-se Hage (2014), Cardoso e Jacomeli (2010), Martins (2015), Molina e Freitas (2011), Lück (2000,2006,2009), Libâneo (2009) e Portela e Atta (2007). Foram realizadas pesquisas relativas à produção científica concernente ao objeto da investigação no banco de dados do Portal de Periódicos do SCIELO, EBSCO e no Banco de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. A investigação qualitativa de cunho exploratório, foi desenvolvida em cinco escolas multisseriadas da região denominada Rota das Terras (RS), a partir de entrevistas, observação participante, fotografias e documentos, analisados sob a perspectiva da hermenêutica. Como resultados da pesquisa, salienta-se a expressiva participação da comunidade na escola – em atividades pedagógicas e administrativas, o restrito acompanhamento pedagógico aos professores pelas secretarias municipais de Educação, a prevalência da seriação no contexto multisseriado e a gestão é exercida pelos professores em espaços e tempos suplementares à sala de aula. Salienta-se a importância de novos estudos que contemplem a construção da modalidade multisseriada, considerando suas potencialidades e desafios enquanto proposta pedagógica, numa perspectiva não hegemônica de Educação. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Escola do campo pt_BR
dc.subject Escolas Multisseriadas pt_BR
dc.subject Gestão Escolar pt_BR
dc.title A gestão em escolas multisseriadas: facetas da educação em outros contextos pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Ziliotto, Denise Macedo pt_BR
dc.degree.local Canoas - RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account