dc.contributor.author |
Sanches, Roberto Cordeiro |
|
dc.date.accessioned |
2019-02-25T19:48:05Z |
|
dc.date.available |
2019-02-25T19:48:05Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/1132 |
|
dc.description.abstract |
Esta tese analisou a experiência de vida com a arte de egressos da Escola Villa Lobos. A tese propõe como problema de pesquisa a contribuição de experiências com a arte para a construção do projeto de vida do sujeito que aprendeu a ser artista em uma Orquestra integrada ao projeto pedagógico de uma escola de periferia. Tendo como objetivo geral compreender a trajetória de vida dos sujeitos aprendentes artistas através das projeções de si feitas a partir das aprendizagens com a arte na sua relação com a invenção de si. A metodologia se baseou na rememoração do processo formativo, utilizando a narração oral e individual sobre as suas experiências que o direcionaram para uma trajetória de vida na música, culminando com a produção de uma narrativa autobiográfica, a partir da qual se fará as análises segundo o referencial teórico de Paul Ricoeur e Christine Josso, produzindo os retratos de artistas quando jovens, evidenciando a contribuição da orquestra escolar para a realização de seus projetos de vida centrados na música. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade La Salle |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Projeto de vida |
pt_BR |
dc.subject |
Autoformação |
pt_BR |
dc.subject |
Orquestra Escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Autobiografia |
pt_BR |
dc.subject |
Christine Josso |
pt_BR |
dc.title |
Relatos de artistas quando jovens, das caminhadas pelas margens aos projetos de vida centrados na música |
pt_BR |
dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Pauly, Evaldo Luis |
pt_BR |
dc.degree.local |
Canoas - RS |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu |
pt_BR |
dc.publisher.country |
BR |
pt_BR |
dc.contributor.advisorco |
Machado, Renato Ferreira |
pt_BR |