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A escola privada enfrenta atualmente, fortes desafios a serem gerenciados para
sobreviver em um ambiente cada vez mais hostil e competitivo. Ter propostas
pedagógicas, baseadas em uma organização econômico-financeira, que garantam
uma gestão sustentável a todos os seus projetos e propostas, é um dos grandes
desafios dos gestores escolares contemporâneos. Portanto, nosso objeto de estudo
recai sobre a escola privada e boas práticas de gestão, com base em indicadores
que garantam boa gestão e qualidade pedagógica e administrativa. Nosso objetivo é
apresentar indicadores de boas práticas de gestão para as escolas privadas
brasileiras. A metodologia consiste em pesquisa básica, com abordagem qualitativa.
Quanto aos procedimentos técnicos, trata-se de pesquisa bibliográfica e documental,
com revisão de literatura. Os dados foram analisados considerando a Análise de
Conteúdo de Bardin (1988). A pesquisa resultou nos seguintes indicadores de boas
práticas de gestão escolar para as escolas privadas no Brasil: Gestão Pedagógica,
com os subindicadores: gestão pedagógica: análise dos resultados educacionais;
planejamento de ações pedagógicas coletivas; planejamento didático; processos de
avaliação; novas tecnologias; desenho e articulação curricular; apoio acadêmico
para alunos com baixos níveis de aproveitamento e autoestima acadêmica e
motivação escolar. Clima Organizacional com os subindicadores: a
disponibilidade e o comprometimento do pessoal da escola; ambiente de trabalho
com boas relações e bom clima de convivência escolar; o reconhecimento social da
escola e dos diretores com liderança; reconhecimento da comunidade escolar;
planejamento institucional e coletivo; gestão participativa com processos e ações
coletivas de tomada de decisão; auto-estima acadêmica e motivação escolar.
Gestão Administrativa, com os subindicadores: frequência escolar: atração e
retenção de alunos; gestão material da escola: estrutura e infra-estrutura da escola;
administração de serviços e recursos; planificação estratégica; gestão financeira e
contábil e marketing. Indicador Qualificação Profissional, com os
subindicadores: gestão escolar e diretores com liderança (acadêmica) e
reconhecimento da comunidade escolar; gestão participativa e / ou democrática:
processos e ações coletivas de tomada de decisão; capacitação técnico-profissional
e formação continuada; gestão de pessoas e processos de RH; gestão pedagógica:
análise de resultados educacionais; uso efetivo do trabalho escolar e cuidado com a
autoestima acadêmica; retenção escolar e reconhecimento social da escola.
Conclui-se por uma gestão educacional no momento que considera a complexidade
institucional; o hibridismo dos indicadores intervenientes, incluindo gestão de
equipamentos; e a gestão por resultados em todos os indicadores intervenientes na
governança institucional e suas evidências nos Planos Institucionais. |
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