Abstract:
A educação a distância se caracteriza como uma modalidade educacional na qual a
mediação é efetivada por tutores envolvidos nos processos de ensino e
aprendizagem, dispersos geograficamente, com a utilização de tecnologias digitais.
Nesse cenário, entendemos que o processo formativo desses tutores ainda suscita
reflexões e investigações que possam contribuir para a qualificação da função e do
próprio processo formativo em si. É nessa perspectiva que propomos esta
dissertação com o objetivo de compreender quais as percepções dos tutores dos
cursos de graduação na modalidade a distância da Universidade La Salle acerca do
próprio processo formativo, considerando a fluência tecnológica digital e pedagógica
para atuar no contexto da cibercultura. Para base teórica, utilizamos autores como
Nóvoa (1994 e 2004); Tardif (2002); Lemos (2004); Levy (1999); Schneider (2017);
Schlemmer (2011); Santos (2009; 2010; 2014), entre outros que estudam a temática.
A presente pesquisa vincula-se à linha de pesquisa denominada “Culturas,
linguagens e tecnologias na educação” do Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade La Salle. Ela é de natureza qualitativa e exploratória, do
tipo estudo de caso, no qual foram utilizados, como instrumentos de coleta de
dados: análise documental, questionário online respondido pelos 46 tutores
participantes e registros textuais realizados no fórum temático. Para a análise e
interpretação dos dados, utilizamos a técnica da Análise de Conteúdo, proposta por
Bardin (2011). Ao final do estudo, emergiram, dentre várias, quatro categorias de
análise mais citadas pelos participantes em suas respostas. Foram elas: o tutor
como mediador e dinamizador do processo de ensino e aprendizagem; a formação
continuada na apropriação de conhecimento sobre a fluência tecnológica digital e
pedagógica; o papel do tutor; a relevância da formação continuada na ação de
tutoria. A partir dessas categorias, foi possível compreender as percepções dos
tutores sobre sua própria prática, as quais apontaram para o reconhecimento da
importância das formações continuadas, tanto para o crescimento profissional
quanto pessoal, e principalmente destacando aspectos pedagógicos para atuar na
tutoria na modalidade EaD. Também nos foi possível tecer um corpo de
recomendações para futuras iniciativas de formação de tutores no contexto da
cibercultura.