DSpace Repository

O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: concepções e práticas educativas

Show simple item record

dc.contributor.author Tartarotti, Luciane Escobar pt_BR
dc.date.accessioned 2019-11-06T19:05:18Z
dc.date.available 2019-11-06T19:05:18Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/1231
dc.description.abstract A pesquisa, tipo Estudo de Caso, insere- se na linha de pesquisa “Formação de professores, teorias e práticas educativas” do Curso Mestrado em Educação. Teve como foco investigativo “Quais são as concepções sobre o ensino de Ciências e as interfaces com as práticas educativas de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola estadual localizada em Canoas, RS?” O campo empírico é uma escola pertencente à Rede Estadual de Ensino localizada no Bairro Guajuviras, na cidade de Canoas (Rio Grande dos Sul). Os sujeitos participantes do estudo são as professoras que atuam nos quatro primeiros anos do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados através dos seguintes instrumentos: entrevista semiestruturada e observação das aulas de Ciências. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdos. Os achados do estudo possibilitam inferir que as práticas educativas relacionadas ao ensino de Ciências nos quatro primeiros anos iniciais do Ensino Fundamental da escola investigada necessitam ser aprimoradas principalmente no que se refere ao planejamento das aulas e à metodologia adotada pelas professoras. Almeja-se que as reflexões apresentadas nesta pesquisa possam contribuir para o aprimoramento das práticas educativas na escola em foco e também sinalizar para indicadores a serem considerados na formação inicial do professor que exercerá a docência nos anos iniciais do ensino fundamental. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Centro Universitário La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educational practices en
dc.subject Early years of elementary school en
dc.subject Science teaching en
dc.subject Práticas educativas pt_BR
dc.subject Anos iniciais do Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Alfabetização em ciências. pt_BR
dc.subject Ensino de ciências, Canoas-RS pt_BR
dc.title O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: concepções e práticas educativas pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Dirléia Fanfa Sarmento pt_BR
dc.degree.local Canoas-RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account