Abstract:
Este estudo de cunho qualitativo caracteriza-se como pesquisa participante, elaborado como
dissertação de Mestrado em Educação, linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias e
Práticas Educativas, na Universidade La Salle, Canoas, RS. Tem o objetivo de analisar o
impacto das violências de gênero nas trajetórias de aprendizagens de alunas em situação de rua
e/ou em vulnerabilidade pessoal e social, no contexto de uma escola pública municipal de
Educação de Jovens e Adultos de Ensino Fundamental de Porto Alegre, sul do Brasil, escolhida
por acolher muitas mulheres vítimas de violências de gênero. A fim de alcançar os objetivos
propostos, a pesquisa apresenta o conceito de corpo e violência, gênero e sexualidade,
identidades de gênero e de violências de gênero, conforme a Lei Maria da Penha (Lei
11.340/2006). Para a coleta de dados utilizou-se de análise documental e da técnica de grupo
focal, sendo os relatos das alunas envolvendo situações de violências de gênero avaliados por
meio da análise de conteúdo de Bardin. Esse processo instrumentalizou a pesquisadora para
apontar desafios e possibilidades no enfrentamento a essas violências. Constatou-se que as
violências de gênero são fatores de risco para o desenvolvimento dessas mulheres, podendo
causar a elas consequências emocionais, comportamentais, sociais e cognitivas. Neste sentido,
a educação surge como mecanismo de resiliência, proporcionando a essas mulheres um
desenvolvimento psicológico mais saudável, estimulando projetos de vida.