Abstract:
A formação de professores é um tema que vem sendo muito discutido nas últimas
décadas, sendo que mesmo diante dos avanços, ainda estamos em uma longa
caminhada para que se atinja o que se espera tanto em reflexões, como na
formação propriamente dita. A presente pesquisa tem como objetivo analisar como
os professores do Ensino Médio, de uma escola da rede privada, da região
metropolitana, constroem sua identidade e se constituem como profissionais da
educação. A investigação está vinculada à linha de pesquisa “Formação de
Professores, Teorias e práticas educativas”, do Programa de Pós-graduação em
Educação, da Universidade La Salle. A metodologia abrange um estudo qualitativo,
a partir de uma pesquisa narrativa. Aplicou-se dois instrumentos para recolha de
dados, primeiramente foi solicitado aos participantes a produção de uma
autobiografia, em um segundo momento aplicou-se a entrevista narrativa. Todos os
dados foram analisados a partir da perspectiva de Análise Textual Discursiva. Em
busca de um olhar outro, optou-se por recorrer para a produção de autores latinoamericanos, no que tange aos pressupostos inerentes à formação de professores.
Além de uma opção, este arcabouço teórico é base dos estudos do Grupo de
Pesquisa Educação Intercultural(GPEI), servindo, em muitos momentos, de amparo
para a análise e a crítica. Assim, utiliza-se os conceitos oriundos dos estudos de
Walsh (2016), Mignolo (2008; 2017), Vaillant (2007; 205; 2016), Fanfani (2007), Gatti
(2017). Ao término da pesquisa, compreende-se que a constituição, assim como os
processos identitários, necessitam ser refletivos dentro das escolas, em especial, no
Ensino Médio, modalidade que vem passando por transformações nos últimos anos.
Foi perceptível que a admiração por determinado professor, assim como a afinidade
com a disciplina marca a trajetória das educadoras no processo de escolha da
carreira. Constata-se a necessidade de uma formação em que se valorize o
educador. Sugere-se à gestão redes colaborativas, com as trocas entre pares,
dentro das próprias instituições, tendo em vista que a escola é um espaço
privilegiado, onde circundam experiências de educação e vida que oportunizam o
pensamento e a atuação.