Abstract:
A internacionalização da educação superior perpassa o tempo, estando presente
desde as universidades da Idade Média até o momento vigente. Nos últimos anos, a
globalização impulsionou a internacionalização da educação superior e com isso
houve ampliação de uma de suas dimensões: a mobilidade acadêmica internacional.
Porém, percebe-se carência de estudos referentes ao acompanhamento da
mobilidade acadêmica internacional nas instituições de Ensino Superior (IES). Nessa
perspectiva, a pesquisa tipo Estudo de Caso Múltiplos tem como problemática
investigativa: como as IES vinculadas à Associação Nacional de Educação Católica
(ANEC) acompanham as experiências de mobilidade acadêmica internacional? O
estudo se insere na linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas
Educativas, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle.
O referencial teórico está fundamentado nos pressupostos de autores tais como
Morosini (2006), Knight (2008), Santos; Almeida Filho (2012), Stallivieri (2017), Knight;
De Wit (2018) e Miranda; Fossatti (2018). A unidade de análise são as 89 IES
vinculadas à ANEC, sendo os sujeitos de pesquisa os profissionais que trabalham
com internacionalização nessas instituições. O texto aborda no primeiro momento a
definição e historicidade da internacionalização da educação superior no mundo e no
Brasil, abrangendo as instituições de ensino superior católicas. No segundo momento
do texto, se discute a mobilidade acadêmica internacional no âmbito da
internacionalização da educação superior como instrumento de desenvolvimento da
universidade, do aluno e do professor. Por fim, serão elencadas as discussões sobre
as respostas do questionário enviado para os escritórios de assuntos internacionais
das universidades vinculadas à Associação Nacional de Educação Católica. Os dados
coletados por meio da aplicação de questionário anônimo foram analisados com base
na Técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2011). Dentre os principais
achados do estudos destacam-se: a) as IES da ANEC, em sua maioria, acompanham
e avaliam as experiências de mobilidade acadêmica internacional de diferentes modos
simultaneamente; b) No contexto da internacionalização nessas IES existe presença
de profissional responsável pela assessoria de assuntos internacionais com entre um
e três colaboradores trabalhando juntos, sendo a maioria com pós-graduação em nível
stricto sensu e a maior parte das IES prioriza o processo de internacionalização há
mais de quatro anos; c) o acompanhamento dos estudantes que fazem mobilidade
acadêmica ocorre principalmente com a utilização de redes sociais; d) verificou-se que
a devolutiva do estudante de graduação que fez mobilidade para sua IES de origem
ocorre por meio de relatório e da socialização de suas vivências para os demais alunos
da IES e também para o público externo; e) os instrumentos de gestão da mobilidade
acadêmica utilizados na maioria das instituições são os relatos de experiência dos
estudantes para o seu curso e para outros alunos e a grande parte das IES atribui
grau alto e médio de importância a essas devolutivas. O acompanhamento e avaliação
das devolutivas da mobilidade acadêmica refletem o quanto a IES consegue integrar
a internacionalização ao planejamento estratégico. Portanto, as oportunidades para
as devolutivas podem ser incentivadas nas instituições de origem para os estudantes
conseguirem socializar as aprendizagens obtidas no exterior.