Abstract:
A pesquisa teórica, do tipo bibliográfico, insere-se na linha de investigação Gestão,
Educação e Políticas Públicas, do Programa de Pós-graduação em Educação da
Universidade La Salle. O problema de investigação parte de como a avaliação da
aprendizagem é abordada nas Histórias em Quadrinhos de Chico Bento e como tais
enfoques se aproximam ou se distanciam do que é proposto pelas Diretrizes
Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos? O referencial
teórico que alicerça o estudo se constitui de forma articulada com a análise dos
conteúdos identificados nas HQs de Chico Bento, por meio do diálogo entre tais
conteúdos e o proposto pelas Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental e os
pressupostos de autores tais como Hoffmann, Esteban, Vasconcellos, Demo, Luckesi
e Moretto. Enfatiza a relação entre o direito à educação e o direito a aprendizagem
constante nos dispositivos legais analisados. Para tanto, é fundamental a garantia do
acesso, da permanência e do êxito dos estudantes na aprendizagem durante seu
percurso formativo. Nessa perspectiva, a avaliação da aprendizagem ganha tônica,
sendo ela uma dimensão essencial no processo de ensino e aprendizagem. Ao eleger
como objeto analítico os conteúdos sobre avaliação difundidos pelas Histórias em
Quadrinhos, tem-se presente de que tais enredos são formadores de opinião e podem
influenciar as concepções das crianças leitoras. Dessa forma corrobora ou refuta o
que as mesmas entendem e vivenciam nos processos de avaliação no contexto
escolar. O corpus investigativo está composto por onze tirinhas da Revista Chico
Bento, disponibilizadas no Aplicativo Banca da Mônica, utilizado para os dispositivos
móveis (celular). Os dados, analisados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo,
contribuem para a reflexão acerca das concepções, papéis e importância da avaliação
da aprendizagem no campo educacional.