Abstract:
Esta tese de doutorado está vinculada à linha de pesquisa Gestão, Educação e
Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade
La Salle. Refere-se à Inclusão de Pessoas com Deficiência (PCD) na Educação
Superior. Procura apresentar contribuições para a gestão inclusiva nas Instituições
de educação comunitária superior. O problema de investigação desta tese é: Quais
são as estratégias para implementação das diretrizes para uma política de gestão
inclusiva nas Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES)? Tem por
objetivo geral, propor contribuições, às ICES, associadas ao Consórcio das
Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG), para implementação de uma
Gestão Inclusiva nas Instituições Comunitárias de Educação Superior. A tese aqui
desenvolvida é: O Brasil tem diretrizes para uma política inclusiva na educação
superior. Contudo, não consegue implementar tais diretrizes por falta de estratégias
que as viabilizem. A metodologia é qualitativa. Um estudo de caso das
Universidades Comunitárias Gaúchas. Para a coleta de dados, além da análise
documental e revisão de literatura, foi aplicado um questionário, via formulários do
google.doc para as universidades associadas ao COMUNG. A Análise de Dados
considera a Análise de Conteúdo, conforme Bardin (2016). Os resultados apontam
que todas as Instituições investigadas adotam estratégias para cumprir as
normativas vigentes, quanto ao acesso para as pessoas com deficiência na
Educação Superior. Porém, quase todas as respondentes afirmam que o desafio
para uma gestão inclusiva está na falta de uma cultura inclusiva, na falta de preparo
dos docentes e demais envolvidos no processo de inclusão das pessoas com
deficiência. Nas Considerações Finais propõe-se o processo de desenvolvimento e
fortalecimento dos Consórcios de ICES, como estratégia para a implementação de
um ciclo da Gestão Inclusiva, permanente, na ICES.