DSpace Repository

A robótica educativa e a construção do conhecimento pedagógico na formação inicial de professores

Show simple item record

dc.contributor.author Chitolina, Renati Fronza
dc.date.accessioned 2021-01-04T16:55:23Z
dc.date.available 2021-01-04T16:55:23Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation CHITOLINA, Renati Fronza. A robótica educativa e a construção do conhecimento pedagógico na formação inicial de professores. 2020. 128 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Dispoinivel em: http://hdl.handle.net/11690/1436.Acesso em: 04 jan. 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/1436
dc.description.abstract Esta tese apresenta como tema a construção do conhecimento pedagógico em um ambiente de aprendizagem com robótica educativa. A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, através da Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens, e Tecnologias na Educação. A tese é desenvolvida no contexto do grupo de pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade (COTEDIC UNILASALLE/CNPq) e parte do problema: Como a robótica educativa contribui para a construção do conhecimento pedagógico dos professores em formação inicial? O objetivo consiste em compreender a tomada de consciência do professor em formação sobre a construção do conhecimento pedagógico, por meio da configuração de um ambiente de aprendizagem com robótica educativa. Essa pesquisa foi desenvolvida na forma de pesquisa ação, a partir de práticas pedagógicas em um grupo de estudos com estudantes do Curso de Pedagogia. A prática pedagógica, desenvolvida, sob a perspectiva epistemológica construtivista piagetiana, contribuiu para a produção dos dados, destacando: a contextualização por meio da contação de histórias, a construção de robôs, a análise e sistematização de aprendizagens, a tomada de consciência sobre o que não se sabe e a ampliação da relação sujeito e objeto. A pesquisa defende a tese de que a robótica educativa constitui-se como um ambiente de aprendizagem com potencialidade para a construção do conhecimento pedagógico de professores em formação, por meio das interações entre sujeitos de aprendizagem, sujeitos de aprendizagem e objetos de conhecimento, sujeitos e o ambiente de aprendizagem, essenciais para o desenvolvimento da prática pedagógica, provocando a reflexão sobre o fazer e compreender para a tomada de consciência. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Conhecimento pedagógico pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Robótica educativa pt_BR
dc.subject Tomada de consciência pt_BR
dc.subject Construção do conhecimento pt_BR
dc.title A robótica educativa e a construção do conhecimento pedagógico na formação inicial de professores pt_BR
dc.type Tese pt_BR
dc.contributor.advisor Backes, Luciana pt_BR
dc.degree.local Canoas, RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-graduação em Educação pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.contributor.advisorco Casagrande, Cledes Antonio pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account