dc.description.abstract |
Esta tese apresenta como tema a construção do conhecimento pedagógico em um
ambiente de aprendizagem com robótica educativa. A pesquisa está vinculada ao
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, através da
Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens, e Tecnologias na Educação. A tese é
desenvolvida no contexto do grupo de pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na
Contemporaneidade (COTEDIC UNILASALLE/CNPq) e parte do problema: Como a
robótica educativa contribui para a construção do conhecimento pedagógico dos
professores em formação inicial? O objetivo consiste em compreender a tomada de
consciência do professor em formação sobre a construção do conhecimento
pedagógico, por meio da configuração de um ambiente de aprendizagem com
robótica educativa. Essa pesquisa foi desenvolvida na forma de pesquisa ação, a
partir de práticas pedagógicas em um grupo de estudos com estudantes do Curso
de Pedagogia. A prática pedagógica, desenvolvida, sob a perspectiva
epistemológica construtivista piagetiana, contribuiu para a produção dos dados,
destacando: a contextualização por meio da contação de histórias, a construção de
robôs, a análise e sistematização de aprendizagens, a tomada de consciência sobre
o que não se sabe e a ampliação da relação sujeito e objeto. A pesquisa defende a
tese de que a robótica educativa constitui-se como um ambiente de aprendizagem
com potencialidade para a construção do conhecimento pedagógico de professores
em formação, por meio das interações entre sujeitos de aprendizagem, sujeitos de
aprendizagem e objetos de conhecimento, sujeitos e o ambiente de aprendizagem,
essenciais para o desenvolvimento da prática pedagógica, provocando a reflexão
sobre o fazer e compreender para a tomada de consciência. |
pt_BR |