Abstract:
O contexto institucional reserva aos gestores a exigência de decisões com prazos e recursos
cada vez mais escassos, contrapondo a uma maior complexidade das variáveis ambientais que
orientam este processo. Neste contexto, o presente estudo tem como principal objetivo: analisar
o ambiente tático de decisão dos coordenadores de curso de graduação da Universidade La
Salle, de forma ampla, contemplando o papel destes decisores no contexto da instituição.
Defende a tese de que o ambiente tático de decisão dos coordenadores de curso de graduação
da Universidade La Salle, de forma ampla, se apresenta complexo e heterogêneo, com
integração entre todos os atores internos e externos à organização. Busca-se apurar através de
um estudo de caso, com dados coletados por meio de pesquisa documental e grupos focais, e
analisados pela técnica de análise de conteúdo. Para fundamentar os achados, se observou as
teorias da estratégia empresarial, aliadas à tomada de decisão e gestão universitária, à luz de
Porter (2005); Taylor (1978); Simon (1979); Kahneman (2012); Orasanu e Connolly (1993);
Cohen, March e Olsen (1972); e Lück (2000). Os dados coletados foram tratados com software
NVivo e analisados sob cinco categorias: ambiente de decisão, valores, gestão universitária,
processo decisório e estratégia organizacional. Conclui-se que estes decisores estão expostos a
um ambiente tático complexo e heterogêneo, e dependem de informação de qualidade,
conhecimento e repertório para qualificar a sua decisão. À universidade é exigido proporcionar
um sistema de informação respaldado em processos organizacionais, alinhado à gestão
estratégica. A universidade deve competir com estratégia que contemple a sua essência,
respaldada pela tradição cristã-lassalista tricentenária, com a adoção de mecanismos de controle
e ajustes estratégicos permanentes e sistêmicos.