Abstract:
Este relatório técnico é o resultado de uma pesquisa de mestrado profissional em
Memória Social e Bens Culturais. Seu objetivo geral é formular um curso de
formação para professores sobre os usos e sentidos da música na Educação Infantil.
Além de contribuir para a área da educação musical, o curso proporcionará aos
professores, profissionais e público ampliar seu repertório de práticas musicais com
vistas ao fazer pedagógico, o que vai ao encontro da nova Base Nacional Curricular
Comum (BNCC). A metodologia da pesquisa é qualitativa e dividiu-se em seis
etapas: 1) levantamento de produções disponíveis em bibliotecas e acervos virtuais,
como livros, revista da ABEM, artigos científicos e páginas da Web; 2) busca de
TCCs, teses e dissertações elaborados em cursos de licenciatura em música de
universidades brasileiras que tratam de música 3) sistematização de todos os
documentos encontrados; 4) organização dos dados em categorias úteis para o
curso de formação continuada que servirá de campo de observação; 5) discussão
conceitual das categorias por meio dos conceitos de memória social e memória
histórica e, conforme o caso, de conceitos oriundos do campo da educação por
competências; e 6) sistematização dos dados e da discussão conceitual. Ao final da
pesquisa, uma primeira versão do curso de extensão foi submetido para avaliação a
duas professores doutoras em Educação Musical, cujas sugestões de melhorias
foram incorporadas à versão que se encontra neste relatório técnico. Como
considerações finais, sublinha-se a importância do estudo da nova BNCC para o
entendimento de que o ambiente para a educação infantil deve ser um lugar
enriquecedor; que as interações entre educadores e educandos são o fundamento
da educação musical na ótica de despertar sensações, sensibilidades, cidadania e
autonomia; e que a Memória social é um recurso para essas interações, as trocas de
experiência e para a promoção de saberes individuais e coletivos.