Abstract:
Este estudo está vinculado à linha de pesquisa de Gestão e Memória Social do
Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais da Universidade
La Salle. O relatório foi organizado com o objetivo geral de compreender as
narrativas de um grupo amostral de representantes de quatro instituições de Ensino
Superior no Brasil e em Portugal, que (re)elaboram através do segmento de serviços
criativos e audiovisual a memória-história, divulgada a partir de uma campanha
institucional de comunicação utilizada no ano de 2018/2019. A metodologia utilizada
foi de natureza qualitativa, no qual foi realizado o levantamento documental, assim
como entrevistas com representantes institucionais sobre a memória, Indústria
criativa e a produção de uma campanha de comunicação. A amostra foi intencional
junto às Universidades La Salle e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do
Sul, no Brasil, bem como Universidade de Évora e Universidade do Porto, em
Portugal. Os resultados foram a produção de uma cartilha virtual enquanto produto,
contendo a análise das campanhas de comunicação amparadas pela memória social
e narrativas de entrevistas, que promovem a indústria criativa como grande
impulsionadora da criação e produção das campanhas institucionais. Outros
resultados encontrados foram sistematizados na indissociabilidade do ensino,
pesquisa e extensão, que ficaram evidentes nas universidades, que estimulam o
desenvolvimento sociocultural da sociedade, como também a efervescência da
indústria criativa junto às oportunidades econômicas sazonais e características
regionais. A economia criativa que se alimenta da indústria e do mercado incentiva
uma quebra de paradigma, impulsionando a tecnologia e uma nova forma de
comunicação presente nas campanhas universitárias.