Abstract:
Bullying configura-se como um tipo de violência que ocorre nos ambientes
escolares, caracterizada pela intencionalidade de causar dor física ou emocional,
repetição dos atos de intimidação e desigualdade de poder entre agressor(es) e
vítima. Pesquisadores de vários países têm estudado o bullying e desenvolvido
programas para sua prevenção e enfrentamento. No Brasil, os estudos sobre o tema
têm aumentado na última década, mas poucos são direcionados ao preparo do
professor para a prevenção e enfrentamento ao bullying escolar. Este estudo teve
como objetivo o desenvolvimento, implementação e avaliação de uma intervenção
com professores, adaptada para o formato online, com foco na prevenção e
enfrentamento ao bullying escolar. A proposta em formato online foi necessária,
devido ao momento de pandemia causada pelo Covid-19. A intervenção foi
organizada em seis sessões semanais grupais, em formato multicomponente e
metodologia experiencial. As temáticas trabalhadas foram: concepções de bullying,
gerenciamento de conflitos, empatia, comunicação assertiva, autocontrole emocional
e autocuidado. Trata-se de um estudo exploratório, para verificar a viabilidade da
intervenção, com avaliação de processo a partir dos dados obtidos pela moderadora,
e avaliação pós-intervenção nos seguintes eixos: demanda, adesão dos
participantes às atividades, satisfação dos participantes com o programa e a
moderadora e aplicação dos conteúdos na vida diária. Participaram do estudo doze
professores de escolas públicas da região metropolitana de Porto Alegre, com
idades entre 39 e 62 anos. Os instrumentos utilizados foram: questionário
sociodemográfico, questionário de avaliação da intervenção e o diário de campo da
moderadora. A análise quantitativa e qualitativa dos dados demonstrou que há
demanda para este tipo de intervenção, por parte das escolas e professores, e que
houve aderência à proposta, com baixo índice de desistência. Os resultados
demonstram a importância de intervenções para professores sobre o tema bullying,
com abordagens nos aspectos teóricos e na sensibilização quanto ao prejuízo no
desenvolvimento dos envolvidos, além da necessidade do estabelecimento de
relações positivas no ambiente escolar. Pode-se concluir que a proposta é viável e
tem potencial para novos estudos de seguimento e de eficácia, podendo embasar
futuras práticas de prevenção e enfrentamento ao bullying no Brasil.