Abstract:
Esta pesquisa de dissertação tem como tema as políticas inclusivas de migrantes e
refugiados na educação superior à luz do Projeto Scholas do Papa Francisco.
Seu objetivo geral é analisar como se dá a gestão dos processos de inclusão de
migrantes nas universidades do Projeto Scholas. O Problema abordado está assim
posto: como se dá, no âmbito de Políticas de Gestão, a Inclusão de migrantes nas
universidades do Projeto Scholas? Em sua metodologia considera-se uma
pesquisa de abordagem qualitativa. Caracteriza-se por ser um Estudo de Caso
Múltiplo ao considerar o estudo de universidades ao redor do mundo, que atendam
ao quesito: participar do Projeto Scholas e ter uma ação inclusiva com migrantes. A
coleta de dados comporta: revisão bibliográfica, a qual se deu (Yin, 2015) por meio
de plataformas como Scielo, Capes, e outras, além de uma análise documental, de
domínio público, sobre Migrantes e Refugiados do Projeto Scholas e, também
através de questionário enviado às universidades envolvidas na pesquisa. A análise
dos dados considera a Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). O Campo Empírico são
as universidades que participam do Projeto Scholas e que possuem algum tipo de
trabalho com refugiados. A população de migrantes carece de atendimento voltado
às suas principais necessidades. Além disso, as ações disponíveis ainda são
recentes, não apresentando um atendimento global para as demandas dos grupos
atendidos. A gestão se vê frente a uma demanda que necessita de um planejamento
específico. Dessa forma, propomos quatro eixos de políticas inclusivas: Política
universitária inclusiva; A cultura da acolhida; Inclusão digital para o mundo do
trabalho; A inclusão na vida universitária, além dos programas extensionistas. As
considerações finais sugerem a criação de políticas com eixos universais para a
inclusão e o exercício da cidadania dos migrantes e refugiados.