Abstract:
O ensino e a aprendizagem de matemática, desde o início da escolarização, causam
inquietações, evidenciadas através de avaliações externas, como por exemplo, a ANA –
Avaliação Nacional da Alfabetização. A presente tese, inserida no Programa de Pós-Graduação
em Educação da Universidade La Salle, na linha de pesquisa Formação de Professores: Teorias
e Práticas Educativas, pretende verificar se a formação continuada de professores em
Matemática, baseada na Teoria dos Campos Conceituais e do método espiral RePARe contribui
para melhorar a aprendizagem dos alunos. Para isso, realizou-se encontros de Matemática, com
professores do Município de Canoas que lecionam no 3º ano do Ensino Fundamental. Trata-se
de uma pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa, que trabalhou com pesquisa quase
experimental. A pesquisa apresentou diferentes fases. Foi aplicado um pré-teste com situaçõesproblema do Campo Aditivo, em 52 turmas de 3º ano do Ensino Fundamental do Município de
Canoas, divididas em Grupo Controle e Grupo Experimental. Participaram 20 docentes
selecionados e convidados a realizar encontros de formação de Matemática, que tiveram como
temática principal o Campo Aditivo. Ao final dos encontros de formação, foi realizado o pósteste nas mesmas turmas, com o objetivo de comparar os resultados entre as turmas que os
professores participaram dos encontros de formação com os que não participaram. Os
resultados do pré-teste e pós-teste geraram a análise quantitativa. Através de análise descritiva
e inferencial, percebeu-se que o Grupo Experimental obteve desempenho superior ao Grupo
Controle, principalmente em relação a mudanças de estratégias na resolução de situaçõesproblema, partindo de estratégias concretas e chegando a mais abstratas. Os encontros de
formação foram gravados. Tais registros, assim como os registros da pesquisadora/formadora,
produziram o corpus qualitativo que foi analisado a partir da Análise Textual Discursiva,
gerando indicadores para o desenvolvimento profissional docente. Os principais resultados
apontam para o entrelaçamento de habilidades e competências, saberes docentes, formação
continuada, impacto nas aprendizagens dos alunos e prática pedagógica, subdividida em gestão
de classe e gestão de conteúdo, resultando no desenvolvimento de novas habilidades e
competências pelas professoras participantes. Destaca-se também, a regularidade de aulas
contemplando o ensino de Matemática em sala de aula, a reflexão nos encontros de formação
continuada, o conhecimento adquirido pelas professoras sobre a Teoria dos Campos
Conceituais e o reflexo disso na aprendizagem dos alunos.