Abstract:
Esta dissertação tem o objetivo de investigar o tratamento dado pela legislação
educacional brasileira à formação de professores de Ensino Religioso no Brasil desde
a promulgação da LDB 9394/96. Insere-se na linha de investigação: Gestão,
Educação e Políticas Públicas do Programa de Pós-graduação em Educação da
Universidade La Salle. Tem como ponto de partida o seguinte problema: Qual o
tratamento dado à formação de professores de Ensino Religioso no Brasil desde a
promulgação da LDB 9.394/96? Utilizando revisão documental e bibliográfica, serão
analisadas as trajetórias que o Ensino Religioso vem percorrendo na história da
educação brasileira, especialmente a partir da LDB 9.394/96, na qual este
componente curricular recebe uma abordagem mais pedagógica e menos doutrinária.
Com esta mudança paradigmática, num viés pedagógico, o profissional de Ensino
Religioso também inicia um processo de mudança em seu perfil, ou seja, passa a ser
importante que ele tenha uma habilitação específica para garantir e qualificar esta
área de conhecimento. A metodologia de pesquisa oportuniza perceber a importância
da formação do professor de Ensino Religioso, enquanto profissional que precisa estar
apto para dar conta da área de conhecimento que está sob sua responsabilidade
pedagógica. No entanto, passados mais de 20 anos da promulgação da LDB, ainda
se constata a inexistência de políticas públicas com diretrizes nacionais concretas
para a formação de professores deste componente curricular. Dito de outra forma,
ainda existem professores sem habilitação para atuar na área de conhecimento do
Ensino Religioso. Diante desse cenário, almeja-se a criação e a conquista de políticas
públicas específicas para esse profissional. Como suporte teórico para a pesquisa, os
principais autores utilizados como Caron (2017), Ruedell (2005) e Junqueira (2011),
permitem realizar uma investigação e análise da trajetória apresentada pelo Ensino
Religioso na educação brasileira e nos ajudam a compreender a sua inserção
enquanto componente curricular, porém evidenciando a necessidade de uma
formação inicial orientada por uma política pública em nível nacional. Conclui-se que,
a partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular, de 2017, o Ensino
Religioso vem apresentando indicativos importantes para sua valorização, construindo
uma identidade de componente curricular e tendo como consequência vários projetos
que contribuem potencialmente para a formação cidadã e integral do ser humano.
Entretanto, a investigação realizada também evidenciou o quanto o processo de
formação e habilitação do profissional de Ensino Religioso e de suporte para sua
atuação precisa avançar. Ou seja, é necessário: uma maior valorização desse
componente curricular, nos espaços escolares, enquanto área de conhecimento; a
implantação das diretrizes curriculares para formação e habilitação dos professores,
fomentando e criando cursos e espaços para qualificação profissional; uma mudança
e avanços na produção de material didático para esse componente curricular, indo ao
encontro da diversidade cultural e religiosa.
Description:
A presente dissertação busca o tem como ponto de partida as omissões da LDB no que se refere à
formação docente para a área do Ensino Religioso, e discute algumas dificuldades
enfrentadas pelos sistemas de ensino para encontrar professores capacitados para
atuarem na área, bem como a atuação desses professores.