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A pesquisa bibliográfica, tem como foco a internacionalização da Educação Superior,
no âmbito da Graduação e suas relações com a qualidade educacional nesse nível de
ensino. O estudo se insere na linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas
Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle.
Tem como problema de investigação: Quais são as abordagens dos autores de
dissertações e teses defendidas em programas de pós-graduação, situados no
Brasil, sobre a internacionalização da Educação Superior, no âmbito da Graduação, e
de que forma tais abordagens estabelecem relações entre a internacionalização e a
qualidade educacional neste nível de ensino?Com base em tal problema, a tese
norteadora da pesquisa é: A Internacionalização da Educação Superior, no âmbito da
Graduação, contribui para a qualidade educacional neste nível de ensino e não se
reduz ao mero cumprimento de uma exigência legal em termos de avaliação. Os
aportes teóricos são apresentados por meio de um diálogo com as produções de um
conjunto de autores internacionais e nacionais. Contudo, destacamos que, dentre tais
autores, realizamos uma maior interlocução com as autoras Jane Knight, Jocelyne
Gacel-Ávila e Marília Morosini. O corpus investigativo está composto por 4 teses e 24
dissertações, selecionadas no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Com base na Técnica
Análise de Conteúdo, categorizamos o corpus investigativo em quatro eixos temáticos:
Políticas públicas fomentadoras da internacionalização; Processos de
internacionalização da Educação Superior; Avaliação da internacionalização da
Educação Superior; e Internacionalização e Mobilidade Acadêmica Estudantil. Em
relação aos principais achados, destacamos: a) em termos de tendências
investigativas: preponderam os estudos com foco na mobilidade acadêmica discente,
enfatizando-se, dentre estes, o Programa Ciência sem Fronteira; as pesquisas de
campo predominam sobre as pesquisas teóricas; observando-se o acento em Estudos
de Caso. Os cinco autores mais citados para funtamentar as questões relativas à
internacionalização são: Knight, Morosini, De Wit, Stallivieri, Lima e Contel. Nas
pesquisas de campo os instrumentos mais utilizados são a entrevista e o questionário.
A Técnica de Análise de Conteúdo e a de Análise Textual Discursiva são as mais
utilizadas para a análise dos dados. b) em relação as lacunas: o número reduzido de
estudos que abordam a Internacionalização do Currículo; e a escassez de estudos
direcionados à Internacionalização em Casa; c) no que se refere a tese proposta: dos
28 estudos analisados, quatro enfatizam as contribuições da internacionalização para
a qualidade educacional no âmbito da Graduação. Entretanto, desse conjunto de
estudos, somente dois mencionam o Sistema Nacional de Avaliação da Educação
Superior. Tal constatação nos possibilita comprovar a tese proposta de que a
internalização não se restringe ao mero cumprimento de uma exigência legal em
termos de avaliação. |
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