DSpace Repository

(Re)construção de saberes e práticas pedagógicas a partir de uma formação docente continuada

Show simple item record

dc.contributor.author Denicol Júnior, Sílvio
dc.date.accessioned 2021-05-06T19:01:31Z
dc.date.available 2021-05-06T19:01:31Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation DENICOL JÚNIOR, Sílvio. (Re)construção de saberes e práticas pedagógicas a partir de uma formação docente continuada. 2020. 136 f. Tese (doutorado em Educação) – Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1606. Acesso em: 06 abr. 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/1606
dc.description.abstract A presente Tese está inserida na linha de pesquisa: Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle e vinculada ao Projeto de Pesquisa Educação Superior: Acesso, Percurso e Resultados. O objetivo consiste em compreender como os elementos que constituem uma formação docente continuada podem (re)construir as práticas pedagógicas desenvolvidas em um curso de Administração. Dentre as principais responsabilidades da Educação Superior, uma delas é a construção dos saberes, não somente ao que diz respeito à formação discente, mas também para a formação de seus docentes em exercício para a docência. Assim, cabe às Instituições de Educação Superior promoverem aos seus docentes em exercício a formação continuada docente, a qual deve ser um espaço favorável ao desenvolvimento profissional reflexivo e investigativo a partir da reflexão desses professores sobre sua própria prática. Neste trabalho, a metodologia compreendeu a pesquisaação colaborativa empreendendo uma formação docente continuada, constituída pelos próprios professores pesquisados. Os resultados encontrados foram observados a partir de três categorias a priori, organizadas em espirais cíclicas: o Ciclo 1 possibilitou a constituição de um grupo de professores orientados na identificação de suas necessidades de formação e na criação de um coletivo de estudos, compartilhamentos e reflexões a partir do seu contexto institucional e dos seus estudantes. O Ciclo 2 resultou na instituição de práticas pedagógicas resultantes das discussões e planejamentos cooperativos e suas respectivas avaliações pelos estudantes. Já o Ciclo 3 promoveu que o grupo desenhasse um repositório de práticas para apoiar a formação continuada com seus elementos constituintes. A pesquisa proporcionou que os docentes em formação continuada trabalhassem colaborativamente, contribuindo não apenas para com a melhoria da prática, mas, principalmente, para com o crescimento pessoal e profissional de cada docente participante. Além disso, esta tese abre as portas para a criação de um programa permanente de trabalho com professores para o aprimoramento da sua prática docente que pode ser aplicada para qualquer curso na Educação Superior. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Pesquisa-ação na formação docente pt_BR
dc.subject Práticas docentes pt_BR
dc.subject Educação Superior pt_BR
dc.title (Re)construção de saberes e práticas pedagógicas a partir de uma formação docente continuada pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Felicetti, Vera Lucia pt_BR
dc.degree.local Canoas, RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-graduação em Educação pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.description Esse projeto tem por objetivo geral compreender como os elementos que constituem uma formação docente continuada podem (re)construir as práticas pedagógicas desenvolvidas em um curso de Administração. pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account