dc.contributor.author |
Denicol Júnior, Sílvio |
|
dc.date.accessioned |
2021-05-06T19:01:31Z |
|
dc.date.available |
2021-05-06T19:01:31Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.citation |
DENICOL JÚNIOR, Sílvio. (Re)construção de saberes e práticas pedagógicas a partir de uma formação docente continuada. 2020. 136 f. Tese (doutorado em Educação) – Universidade La Salle, Canoas,
2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1606. Acesso em: 06 abr. 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/1606 |
|
dc.description.abstract |
A presente Tese está inserida na linha de pesquisa: Formação de Professores, Teorias e Práticas
Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle e vinculada
ao Projeto de Pesquisa Educação Superior: Acesso, Percurso e Resultados. O objetivo consiste
em compreender como os elementos que constituem uma formação docente continuada podem
(re)construir as práticas pedagógicas desenvolvidas em um curso de Administração. Dentre as
principais responsabilidades da Educação Superior, uma delas é a construção dos saberes, não
somente ao que diz respeito à formação discente, mas também para a formação de seus docentes
em exercício para a docência. Assim, cabe às Instituições de Educação Superior promoverem
aos seus docentes em exercício a formação continuada docente, a qual deve ser um espaço
favorável ao desenvolvimento profissional reflexivo e investigativo a partir da reflexão desses
professores sobre sua própria prática. Neste trabalho, a metodologia compreendeu a pesquisaação colaborativa empreendendo uma formação docente continuada, constituída pelos próprios
professores pesquisados. Os resultados encontrados foram observados a partir de três categorias
a priori, organizadas em espirais cíclicas: o Ciclo 1 possibilitou a constituição de um grupo de
professores orientados na identificação de suas necessidades de formação e na criação de um
coletivo de estudos, compartilhamentos e reflexões a partir do seu contexto institucional e dos
seus estudantes. O Ciclo 2 resultou na instituição de práticas pedagógicas resultantes das
discussões e planejamentos cooperativos e suas respectivas avaliações pelos estudantes. Já o
Ciclo 3 promoveu que o grupo desenhasse um repositório de práticas para apoiar a formação
continuada com seus elementos constituintes. A pesquisa proporcionou que os docentes em
formação continuada trabalhassem colaborativamente, contribuindo não apenas para com a
melhoria da prática, mas, principalmente, para com o crescimento pessoal e profissional de cada
docente participante. Além disso, esta tese abre as portas para a criação de um programa
permanente de trabalho com professores para o aprimoramento da sua prática docente que pode
ser aplicada para qualquer curso na Educação Superior. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade La Salle |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Pesquisa-ação na formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas docentes |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Superior |
pt_BR |
dc.title |
(Re)construção de saberes e práticas pedagógicas a partir de uma formação docente continuada |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Felicetti, Vera Lucia |
pt_BR |
dc.degree.local |
Canoas, RS |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-graduação em Educação |
pt_BR |
dc.publisher.country |
BR |
pt_BR |
dc.description |
Esse projeto tem por objetivo geral compreender como os elementos que constituem
uma formação docente continuada podem (re)construir as práticas pedagógicas desenvolvidas
em um curso de Administração. |
pt_BR |