DSpace Repository

Histórias em quadrinhos: um estudo sobre ensino e aprendizagem da língua inglesa

Show simple item record

dc.contributor.author Zilio, Talize
dc.date.accessioned 2021-05-06T19:09:29Z
dc.date.available 2021-05-06T19:09:29Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation ZILIO, Talize. Histórias em quadrinhos: um estudo sobre ensino e aprendizagem da língua inglesa. 2020. 175 f. Dissertação (mestrado em Educação) – Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1607. Acesso em: 06 abr. 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/1607
dc.description.abstract Esta dissertação de Mestrado, inserida na linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle (Unilasalle), é intitulada HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UM ESTUDO SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA. Em seu objetivo geral de pesquisa, busca evidenciar quais são as contribuições para o ensino e para a aprendizagem da Língua Inglesa em um nono ano do Ensino Fundamental que as HQs neste idioma podem proporcionar. Deste modo, são contemplados nesta pesquisa os teóricos da aprendizagem significativa Ausubel (1968) e Novak (1980), bem como estudiosos da arte sequencial e do storytelling, como Eisner (2010), McCloud (1995), Vergueiro (2012), Wagler (1994), Xavier (2015) e demais autores. Em razão da pandemia do novo coronavírus, esta dissertação, que foi construída a partir do tipo estudo de caso, de natureza qualitativa e com análise textual discursiva, sofreu reformulações metodológicas, adaptando-se a aulas e recursos na modalidade de Ensino Remoto Emergencial, o que incidiu na redução não voluntária de alunos participantes – de 52 para 25 – envolvidos em razão da falta de acesso à internet e equipamentos eletrônicos. A coleta de dados e suas análises foram realizadas por intermédio das transcrições das aulas síncronas realizadas no aplicativo Google Meet e por meio das atividades assíncronas oferecidas na plataforma Google Classroom, no aplicativo Whatsapp ou entregues, de modo adaptado, presencialmente, na escola foco deste estudo, ao grupo de estudantes que não dispunha de recursos digitais necessários para a sua presença nas aulas síncronas on-line. A partir da leitura das HQs foram observadas as interações dos estudantes e o desenvolvimento das atividades (síncronas e assíncronas), percebendo-se a ampliação das quatro habilidades linguísticas da Língua Inglesa e o sentido que os participantes conferiram à temática social abordada no enredo das HQs. Deste modo, como resultado verificamos as contribuições positivas, a aquisição léxica e semântica, em especial a expansão da habilidade de leitura em Língua Inglesa, e a interação comunicativa mediante a produção de mapas mentais e tirinhas acerca da abordagem contextual crítico-social da graphic novel, evidenciando-se o potencial contributivo das HQs aos processos de ensino e de aprendizagem da Língua Inglesa em um nono ano do Ensino Fundamental. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Ensino e Aprendizagem pt_BR
dc.subject Língua Inglesa pt_BR
dc.subject Histórias em Quadrinhos (HQs) pt_BR
dc.subject Storytelling pt_BR
dc.subject Ensino Remoto Emergencial (ERE) pt_BR
dc.title Histórias em quadrinhos: um estudo sobre ensino e aprendizagem da língua inglesa pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Felicetti, Vera Lúcia pt_BR
dc.degree.local Canoas, RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-graduação em Educação pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.description A fim de responder à questão de pesquisa, este trabalho possui como objetivo geral: Evidenciar quais são as contribuições para o ensino e para a aprendizagem da Língua Inglesa, em um nono ano do Ensino Fundamental, que as HQs neste idioma podem proporcionar. pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account