dc.description.abstract |
Esta dissertação de Mestrado, inserida na linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias
e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle
(Unilasalle), é intitulada HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UM ESTUDO SOBRE ENSINO
E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA. Em seu objetivo geral de pesquisa, busca
evidenciar quais são as contribuições para o ensino e para a aprendizagem da Língua Inglesa
em um nono ano do Ensino Fundamental que as HQs neste idioma podem proporcionar.
Deste modo, são contemplados nesta pesquisa os teóricos da aprendizagem significativa
Ausubel (1968) e Novak (1980), bem como estudiosos da arte sequencial e do storytelling,
como Eisner (2010), McCloud (1995), Vergueiro (2012), Wagler (1994), Xavier (2015) e
demais autores. Em razão da pandemia do novo coronavírus, esta dissertação, que foi
construída a partir do tipo estudo de caso, de natureza qualitativa e com análise textual
discursiva, sofreu reformulações metodológicas, adaptando-se a aulas e recursos na
modalidade de Ensino Remoto Emergencial, o que incidiu na redução não voluntária de
alunos participantes – de 52 para 25 – envolvidos em razão da falta de acesso à internet e
equipamentos eletrônicos. A coleta de dados e suas análises foram realizadas por intermédio
das transcrições das aulas síncronas realizadas no aplicativo Google Meet e por meio das
atividades assíncronas oferecidas na plataforma Google Classroom, no aplicativo Whatsapp
ou entregues, de modo adaptado, presencialmente, na escola foco deste estudo, ao grupo de
estudantes que não dispunha de recursos digitais necessários para a sua presença nas aulas
síncronas on-line. A partir da leitura das HQs foram observadas as interações dos estudantes e
o desenvolvimento das atividades (síncronas e assíncronas), percebendo-se a ampliação das
quatro habilidades linguísticas da Língua Inglesa e o sentido que os participantes conferiram à
temática social abordada no enredo das HQs. Deste modo, como resultado verificamos as
contribuições positivas, a aquisição léxica e semântica, em especial a expansão da habilidade
de leitura em Língua Inglesa, e a interação comunicativa mediante a produção de mapas
mentais e tirinhas acerca da abordagem contextual crítico-social da graphic novel,
evidenciando-se o potencial contributivo das HQs aos processos de ensino e de aprendizagem
da Língua Inglesa em um nono ano do Ensino Fundamental. |
pt_BR |