DSpace Repository

Competências transversais na formação integral de egressos do curso de pedagogia em uma instituição de educação superior

Show simple item record

dc.contributor.author Barro, Dania
dc.date.accessioned 2021-07-05T17:42:36Z
dc.date.available 2021-07-05T17:42:36Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation BARRO, D. Competências transversais na formação integral de egressos do curso de pedagogia em uma instituição de educação superior. 2021. 176 f. Tese (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1763. Acesso em: 05 jul. 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/1763
dc.description.abstract A Educação Superior tem por missão preparar seus estudantes para desenvolver sua profissão como cidadãos preocupados e comprometidos com o desenvolvimento ético da sociedade na qual estão inseridos, com habilidades e competências adequadas para que possam atender às demandas em um contexto de contínuas mudanças. Para tal, melhorar o processo de ensino e o de aprendizagem é uma possibilidade de contribuir nesse engrandecimento. Esses processos ultrapassam os limites da sala de aula e dos conteúdos disciplinares, avançando para o desenvolvimento das competências transversais, de que se ocupa este estudo: fundamentado pela teoria de Barnett (1994) e Mansfield (2004) no que tange às competências, e em Dewey (1989) e Kilpatrick (2008), no que se refere à aprendizagem ativa por meio de projetos. Esta pesquisa de Tese está inserida na linha de pesquisa “Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas”, e no Projeto maior intitulado Educação Superior: acesso, percurso e resultados, aprovado pelo Comitê de Ética sob o CAAE: 12019219.4.0000.5307. Seu objetivo está centrado em analisar em que medida o Projeto de Aperfeiçoamento Teórico Prático (PATP) proporcionou o desenvolvimento de competências transversais para os egressos do curso de Pedagogia de uma Instituição de Educação Superior. O PATP consiste na integração curricular do semestre letivo, articulando teoria e prática, de modo a inserir o estudante em vivências no contexto da sua profissão desde o início da Graduação. De modo a alcançar esse objetivo, foi utilizada uma metodologia quanti-qualitativa composta por duas etapas, sendo a primeira a coleta quantitativa, por meio de questionário com perguntas fechadas aos egressos do curso de Pedagogia, e a segunda, composta por entrevistas com egressos selecionados e seus empregadores. Os resultados apontam: uma classificação das categorias/competências em dois grupos – competências transversais pessoais e competências transversais socioafetivas e ético-políticas; o grupo de egressas Com PATP possui competências transversais pessoais mais bem desenvolvidas que o grupo de egressas Sem PATP; não houve diferença para as competências transversais socioafetivas e ético-políticas entre os dois grupos de egressas; houve boa inserção das egressas no mercado de trabalho; as egressas com PATP estão melhor inseridas no mercado, na sua área de formação; não houve diferença nas competências entre as egressas formadas há mais de cinco anos em relação às formadas há menos de cinco anos; encontrou-se 12 competências transversais necessárias à profissão docente. Como conclusão, confirma-se a tese deste estudo de que o PATP proporcionou o desenvolvimento de competências transversais para os egressos do curso de Pedagogia pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação superior pt_BR
dc.subject Egressos pt_BR
dc.subject Competências transversais pt_BR
dc.subject Projeto pt_BR
dc.title Competências transversais na formação integral de egressos do curso de pedagogia em uma instituição de educação superior pt_BR
dc.type Tese pt_BR
dc.contributor.advisor Felicetti, Vera Lúcia pt_BR
dc.degree.local Canoas, RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.contributor.advisorco Cabrera, Alberto F. pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account