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A Educação Superior tem por missão preparar seus estudantes para desenvolver sua
profissão como cidadãos preocupados e comprometidos com o desenvolvimento ético da
sociedade na qual estão inseridos, com habilidades e competências adequadas para que
possam atender às demandas em um contexto de contínuas mudanças. Para tal, melhorar o
processo de ensino e o de aprendizagem é uma possibilidade de contribuir nesse
engrandecimento. Esses processos ultrapassam os limites da sala de aula e dos conteúdos
disciplinares, avançando para o desenvolvimento das competências transversais, de que se
ocupa este estudo: fundamentado pela teoria de Barnett (1994) e Mansfield (2004) no que
tange às competências, e em Dewey (1989) e Kilpatrick (2008), no que se refere à
aprendizagem ativa por meio de projetos. Esta pesquisa de Tese está inserida na linha de
pesquisa “Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas”, e no Projeto maior
intitulado Educação Superior: acesso, percurso e resultados, aprovado pelo Comitê de
Ética sob o CAAE: 12019219.4.0000.5307. Seu objetivo está centrado em analisar em que
medida o Projeto de Aperfeiçoamento Teórico Prático (PATP) proporcionou o
desenvolvimento de competências transversais para os egressos do curso de Pedagogia de
uma Instituição de Educação Superior. O PATP consiste na integração curricular do
semestre letivo, articulando teoria e prática, de modo a inserir o estudante em vivências no
contexto da sua profissão desde o início da Graduação. De modo a alcançar esse objetivo,
foi utilizada uma metodologia quanti-qualitativa composta por duas etapas, sendo a
primeira a coleta quantitativa, por meio de questionário com perguntas fechadas aos
egressos do curso de Pedagogia, e a segunda, composta por entrevistas com egressos
selecionados e seus empregadores. Os resultados apontam: uma classificação das
categorias/competências em dois grupos – competências transversais pessoais e
competências transversais socioafetivas e ético-políticas; o grupo de egressas Com PATP
possui competências transversais pessoais mais bem desenvolvidas que o grupo de
egressas Sem PATP; não houve diferença para as competências transversais socioafetivas
e ético-políticas entre os dois grupos de egressas; houve boa inserção das egressas no
mercado de trabalho; as egressas com PATP estão melhor inseridas no mercado, na sua
área de formação; não houve diferença nas competências entre as egressas formadas há
mais de cinco anos em relação às formadas há menos de cinco anos; encontrou-se 12
competências transversais necessárias à profissão docente. Como conclusão, confirma-se a
tese deste estudo de que o PATP proporcionou o desenvolvimento de competências
transversais para os egressos do curso de Pedagogia |
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