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A tese de Doutorado em cena, inserida na linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias
e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle,
tem por objetivo geral explicar como diferentes atores, no contexto de um curso superior
tecnológico, envolvidos na área de Comércio Exterior, evidenciam o processo de ensino e o de
aprendizagem de competências profissionais. Para o referencial teórico, foi traçado um
histórico sobre as competências, por meio da interlocução de autores do campo da
Administração e da Educação, partindo da Revolução Industrial e de suas implicações sobre o
trabalho e o trabalhador, e perpassando as diferentes perspectivas sobre as competências,
quando se verifica a existência de convergências nas definições deste construto no sentido do
seu pertencimento, do trabalhador ou do estudante, que, ante as situações complexas, com
recursos escassos, intervêm de modo pertinente, de forma a resolver problemas ou gerar
resultados. Mediante as críticas de autores, encontram-se aspectos como: avaliação formativa,
reflexão, uso de tecnologias, situações-problema e objetivos educacionais, como práticas que
facilitam os processos de ensino e aprendizagem de competências. Abordam-se as
competências necessárias para a atuação na era informacional a partir da ótica de organismos
internacionais. Com o auxílio de diferentes enfoques de pesquisa, localizaram-se os paradigmas
que abarcam as possibilidades teóricas sobre as quais as competências se embasam para o seu
ensino e aprendizagem: o construtivismo de Jean Piaget; a abordagem histórico-social de Lev
Vygotsky; as múltiplas inteligências de Howard Gardner; e a aprendizagem significativa de
David Ausubel. A metodologia é de abordagem qualitativa, com objetivo explicativo, na qual
os dados foram coletados com um grupo focal e entrevistas semiestruturadas, cujas respostas
foram transcritas, constituindo-se no corpus de pesquisa, e analisadas por intermédio da Análise
Textual Discursiva. Com base em um conceito utilizado na física e na astronomia, denominado
paralaxe, que é a observação de um ponto sob diferentes ângulos e posicionamentos,
justificaram-se os olhares dos diferentes atores participantes da pesquisa: egressos de um curso
superior de Graduação tecnológica em Comércio Exterior; professores desses egressos;
coordenador de curso e o gestor acadêmico; além dos empregadores dos egressos, vinculados
a essa área. A partir desses múltiplos olhares e deslocamentos, o processo de categorização
revelou diversas unidades de sentido, termos abrangentes que se conectam com significados
incutidos nas falas transcritas dos sujeitos de pesquisa participantes. Essas unidades
relacionam-se: à cognição, comportamento, gestão, pedagogia, tecnologia, entre outros. O
processo de análise e articulação das unidades de sentido possibilitaram o surgimento de duas
categorias emergentes, as quais auxiliaram a corroborar a tese de que os diferentes atores no
contexto educacional, apesar de suas distintas posições e responsabilidades, possuem
compreensões convergentes acerca do desenvolvimento de competências profissionais. Essas
decorrem de um movimento constante de ação e reação entre cultura e tecnologia, que
movimenta as dimensões necessárias à ação competente, sob influência do paradigma
tecnológico que acelera esses movimentos, simbolizado como um objeto tridimensional
elusivo, consoante com o período de mudanças que os sujeitos entrevistados vivenciam. |
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