DSpace Repository

Competências em paralaxe na educação superior: múltiplos atores em um curso tecnológico

Show simple item record

dc.contributor.author Pereira, Marcelo Almeida de Camargo
dc.date.accessioned 2021-08-25T14:17:21Z
dc.date.available 2021-08-25T14:17:21Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation PEREIRA, M. A. C. Competências em paralaxe na educação superior: múltiplos atores em um curso tecnológico. 2020. 275 f. Tese (doutorado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2012. Acesso em: 25 ago. 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2012
dc.description.abstract A tese de Doutorado em cena, inserida na linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, tem por objetivo geral explicar como diferentes atores, no contexto de um curso superior tecnológico, envolvidos na área de Comércio Exterior, evidenciam o processo de ensino e o de aprendizagem de competências profissionais. Para o referencial teórico, foi traçado um histórico sobre as competências, por meio da interlocução de autores do campo da Administração e da Educação, partindo da Revolução Industrial e de suas implicações sobre o trabalho e o trabalhador, e perpassando as diferentes perspectivas sobre as competências, quando se verifica a existência de convergências nas definições deste construto no sentido do seu pertencimento, do trabalhador ou do estudante, que, ante as situações complexas, com recursos escassos, intervêm de modo pertinente, de forma a resolver problemas ou gerar resultados. Mediante as críticas de autores, encontram-se aspectos como: avaliação formativa, reflexão, uso de tecnologias, situações-problema e objetivos educacionais, como práticas que facilitam os processos de ensino e aprendizagem de competências. Abordam-se as competências necessárias para a atuação na era informacional a partir da ótica de organismos internacionais. Com o auxílio de diferentes enfoques de pesquisa, localizaram-se os paradigmas que abarcam as possibilidades teóricas sobre as quais as competências se embasam para o seu ensino e aprendizagem: o construtivismo de Jean Piaget; a abordagem histórico-social de Lev Vygotsky; as múltiplas inteligências de Howard Gardner; e a aprendizagem significativa de David Ausubel. A metodologia é de abordagem qualitativa, com objetivo explicativo, na qual os dados foram coletados com um grupo focal e entrevistas semiestruturadas, cujas respostas foram transcritas, constituindo-se no corpus de pesquisa, e analisadas por intermédio da Análise Textual Discursiva. Com base em um conceito utilizado na física e na astronomia, denominado paralaxe, que é a observação de um ponto sob diferentes ângulos e posicionamentos, justificaram-se os olhares dos diferentes atores participantes da pesquisa: egressos de um curso superior de Graduação tecnológica em Comércio Exterior; professores desses egressos; coordenador de curso e o gestor acadêmico; além dos empregadores dos egressos, vinculados a essa área. A partir desses múltiplos olhares e deslocamentos, o processo de categorização revelou diversas unidades de sentido, termos abrangentes que se conectam com significados incutidos nas falas transcritas dos sujeitos de pesquisa participantes. Essas unidades relacionam-se: à cognição, comportamento, gestão, pedagogia, tecnologia, entre outros. O processo de análise e articulação das unidades de sentido possibilitaram o surgimento de duas categorias emergentes, as quais auxiliaram a corroborar a tese de que os diferentes atores no contexto educacional, apesar de suas distintas posições e responsabilidades, possuem compreensões convergentes acerca do desenvolvimento de competências profissionais. Essas decorrem de um movimento constante de ação e reação entre cultura e tecnologia, que movimenta as dimensões necessárias à ação competente, sob influência do paradigma tecnológico que acelera esses movimentos, simbolizado como um objeto tridimensional elusivo, consoante com o período de mudanças que os sujeitos entrevistados vivenciam. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Educação superior pt_BR
dc.subject Curso superior tecnológico pt_BR
dc.subject Competências pt_BR
dc.subject Professores pt_BR
dc.subject Comercio Exterior pt_BR
dc.subject Egressos pt_BR
dc.subject Empregadores pt_BR
dc.title Competências em paralaxe na educação superior: múltiplos atores em um curso tecnológico pt_BR
dc.type Tese pt_BR
dc.contributor.advisor Felicetti, Vera Lúcia pt_BR
dc.degree.local Canoas, RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account