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A presente investigação, circunscrita no Programa de Pós-Graduação em Educação e na linha
de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas, busca analisar dimensões acadêmicas da
trajetória de alunos de Engenharia vinculados ao Programa Universidade para Todos (Prouni)
em uma instituição comunitária de Ensino Superior na região metropolitana de Porto Alegre. A
investigação é exploratória, de natureza quantitativa e de caráter descritivo e inferencial,
utilizando-se de pesquisa documental realizada a partir de informações acadêmicas relativas a
67 estudantes vinculados à graduação em Engenharia, distribuídos nas Engenharias Química,
Civil, Computação, Produção, Elétrica, Ambiental, Telecomunicação e Mecânica, onde ao total
encontram-se 42 alunos do gênero masculino e 25 do gênero feminino. Este estudo teve como
objetivo geral analisar aspectos das dimensões acadêmicas da trajetória de alunos de Engenharia
vinculados ao Prouni. Como questão norteadora, tem-se: “Como ocorre a trajetória acadêmica
em Engenharia de alunos Prouni, considerando dimensões acadêmicas vinculadas à
permanência/abandono/evasão?”. Utilizou-se os dados fornecidos pela instituição em foco,
como também as informações provenientes do Censo da Educação Superior de 2014 até 2019.
A partir dos dados fornecidos foi realizada uma análise descritiva e inferencial. Os resultados
apontam que os alunos do Prouni do estudo em questão têm persistido em suas trajetórias
acadêmicas, o que é evidenciado no aproveitamento das disciplinas cursadas, na existência de
poucas reprovações, na quantidade reduzida de disciplinas trancadas durante o período
formativo, registrando-se ainda um aumento de concluintes vinculados à instituição, conforme
os indicadores dos cursos de graduação. Em média, não há uma diferença estatisticamente
significativa entre o número de disciplinas cursadas e o gênero, como também, entre o número
de reprovações e o gênero dos alunos prounistas. A tese que se postula é que o Prouni é uma
política pública que contribui para a permanência dos alunos nos cursos de Engenharia, sendo
um programa governamental que potencializa a conclusão da graduação pelos estudantes. |
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