dc.description.abstract |
A pesquisa se caracterizou por ser estudo de cunho documental. Inseriu-se na linha
de investigação: Gestão, Educação e Políticas do Programa de Pós-graduação em
Educação da Universidade La Salle, de Canoas - RS. Abordou, como tema central, a
Missão Educativa Lassalista no contexto da Regra dos Irmãos das Escolas Cristãs,
edição de 2015, razão pela qual fez parte do Grupo de Pesquisa “Temáticas
Lassalistas”. Partiu do seguinte problema: como a Missão Educativa foi abordada na
Regra dos Irmãos das Escolas Cristãs? Adveio da relevância que o referido
documento deu à educação e pelo número de vezes que esta palavra - educação - e
correlatas foram citadas. Em decorrência do aludido problema, teve como objetivo
geral: analisar a Regra dos Irmãos das Escolas Cristãs, buscando compreender como
a Missão Educativa foi abordada nesse documento. Destacaram-se como objetivos
específicos: relatar o itinerário de vida de João Batista De La Salle (traços biográficos,
escritos e passos fundacionais); contextualizar a origem da Regra; descrever a
estrutura organizativa dela e, notadamente, compreender como a Missão Educativa
do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs foi abordada neste documento. O corpus
investigativo do estudo foi a Regra dos Irmãos das Escolas Cristãs, edição de 2015.
Teve como principais autores de referência Blain (2010), Hengemüle (2007) e
Maillefer (1991). Os dados, analisados com base na Técnica de Análise de Conteúdo
proposta por Bardin (2011), foram categorizados em quatro eixos temáticos: 1. Missão
Educativa: ministério e testemunho; 2. Missão Educativa: associados para a missão;
3. Missão Educativa: contextos e destinatários, e por fim, 4. Missão Educativa:
educação humana e cristã e de qualidade. Esperou-se, como resultado, partindo da
análise da abordagem da Missão Educativa na Regra dos Irmãos das Escolas Cristãs,
a confirmação da relevância deste documento na definição da Missão Educativa para
os Lassalistas. |
pt_BR |