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A presente tese discute sobre a questão da biblioteca escolar, a partir de um estudo
comparativo das produções do Brasil e da Colômbia. A pesquisa foi desenvolvida junto
ao Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq), da linha de
pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação e integra o Programa de
Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle/RS. Ao partir de um estudo
que se inspira em inquietações da própria experiência acadêmica e profissional no
espaço social da biblioteca, investigamos e relacionamos as semelhanças entre as
produções de teses e dissertações que dizem respeito à biblioteca escolar no Brasil e
na Colômbia, tecendo um estudo comparado acerca das conexões possíveis, nos
estudos defendidos entre 2015 a 2019. Estruturamos a metodologia com bases
hermenêuticas (DEVECHI; TREVISAN, 2011, CONTE; MARTINI, 2019) aliada à
abordagem comparada (BONITATIBUS, 1989, DEVECHI; TAUCHEN; TREVISAN,
2018; SCHRIEWER, 2018), tendo como fonte de pesquisa e coleta de dados os
repositórios digitais. Considerando a centralidade das plataformas digitais na
contemporaneidade e a horizontalização dos saberes, a partir dessa mudança nos
espaços das bibliotecas escolares, pensamos que a relação entre tecnologias digitais
e os espaços-tempos das bibliotecas torna-se uma perspectiva necessária para
articular esse debate, especialmente para potencializar experiências criadoras em
redes e para abrir espaços potentes ao aprender com a produção cultural digital nas
bibliotecas. A hipótese é de que as bibliotecas escolares possam promover novos
sentidos ao educar, para ampliar a percepção, relacionar a utilização, a recepção e a
aproximação interativa e dialética com as obras de domínio público das bibliotecas,
que se articulam nos espaços digitais, promovendo a construção de canais formativos
para realizar novas pesquisas. Os resultados sugerem que não há discussão que
aborda os temas que articulam biblioteca a aproximações interdisciplinares, são
tratados apenas por relações pontuais, pela ausência de critérios de análise, ou seja,
a dimensão crítica é substituída por uma preferência binária de uma subjetividade
anunciada por decretos de governos. Ainda, o panorama encontrado desconsidera
aspectos da práxis na conjuntura digital, caracterizando-se como possível lacuna na
literatura comparada da área, o que aponta para a necessidade de estudos futuros e
pesquisas no campo dos projetos interdisciplinares de bibliotecas escolares, hoje
reconfigurados por processos digitais à Educação Básica. |
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