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A presente pesquisa tem como foco entender as percepções de um grupo de
professoras acerca das potencialidades no uso de dispositivos móveis para a
alfabetização no contexto da pandemia da COVID-19. Trata-se de uma pesquisa
qualitativa, com caráter exploratório, no formato de um estudo de caso, que parte da
seguinte problemática: na percepção das educadoras, como os aplicativos em
dispositivos móveis potencializam o processo de aprendizagem das crianças do 4°
ano da EMEF Carlos Drummond de Andrade num contexto de pandemia da Covid19? Foram utilizados, na pesquisa, os seguintes aplicativos: Whatsapp e Google
Meet. O estudo está vinculado à linha de pesquisa Culturas, Linguagens e
Tecnologias na Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade La Salle. O referencial teórico está fundamentado nos estudos
epistemológicos de Jean Piaget (2002), com foco no processo de aprendizagem da
criança, a partir da ação e da interação com o meio para a construção do
conhecimento. Com relação à aprendizagem alfabética, a pesquisa apoia-se na
Psicogênese da Língua Escrita, de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (2001). Quanto
ao letramento digital, com Magda Soares (2002), aborda-se uma nova maneira de ler
e compreender os textos, hoje compostos por diferentes mídias. Para abordar o
conceito de cibercultura, foi utilizado o filósofo Pierre Lévy (2010). Os sujeitos
participantes da pesquisa foram as educadoras que atuavam nos quartos anos do
Ensino Fundamental da EMEF Carlos Drummond de Andrade, situada no bairro
Guajuviras, na cidade de Canoas-RS. A coleta de dados ocorreu a partir de um diário
de campo redigido pela pesquisadora, de documentos quantitativos institucionais dos
educandos e entrevista aberta com as docentes titulares das quatro turmas. Quanto
aos dados, foram analisados com base na técnica de Análise de Conteúdo de Bardin
(2006), emergindo cinco categorias, a saber: acesso ao uso dos dispositivos móveis;
interação e aprendizagem em meio a pandemia; mediação pedagógica; professoras
e família; a importância do coletivo: trabalho em equipe; ser e sentir se professor num
contexto de pandemia: possibilidades e desafios. A prática pedagógica no ano de
2020 oportunizou às educadoras firmar parcerias, buscar por alternativas que
atraíssem os estudantes para suas aulas, bem como tempo para se aperfeiçoarem,
pesquisando por alternativas que qualificam suas aulas. Porém, muito ainda deve ser
feito e pensado para que haja uma real democratização do ensino remoto, do acesso
dos estudantes e da formação de professores. |
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