DSpace Repository

Há lugar para a teoria de Paulo Freire na pedagogia universitária contemporânea?

Show simple item record

dc.contributor.author Nogaro, Arnaldo
dc.contributor.author Jung, Hildegard Susana
dc.date.accessioned 2021-11-16T17:17:37Z
dc.date.available 2021-11-16T17:17:37Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation NOGARO, Arnaldo; JUNG, Hildegard Susana. Há lugar para a teoria de Paulo Freire na pedagogia universitária contemporânea? Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1-17, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/34884/28846. Acesso em: 16 nov. 2021. pt_BR
dc.identifier.issn 2237-5864
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2302
dc.description.abstract Este artigo resulta de pesquisa teórica, de natureza qualitativa, com o objetivo de responder ao questionamento: há lugar para a teoria de Freire na pedagogia universitária contemporânea? No ano de 2021 comemora-se o centenário de nascimento do patrono da educação brasileira. Com base nas suas obras e em outras que tratam da pedagogia universitária, argumenta-se na direção de construir pontes entre elas. Traz-se à discussão alguns conceitos que se encontram diluídos na teoria de Freire, além de construir argumentos para demonstrar que ainda há muito por aprender e por compreender a seu respeito. A opção pelos conceitos apresentados não foi aleatória: fez-se com base na experiência acadêmica dos autores e no conhecimento que possuem da obra do pensador, acreditando que eles representam aspectos importantes de um perfil docente esperado para atuar na docência universitária. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Revista Docência do Ensino Superior pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Pedagogia universitária pt_BR
dc.subject Teoria de Freire pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title Há lugar para a teoria de Paulo Freire na pedagogia universitária contemporânea? pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account