DSpace Repository

Reflexões sobre pedagogia e ciências da educação

Show simple item record

dc.contributor.author Hoernig, Ana Marli
dc.contributor.author Hoernig, Ana Gabriela
dc.date.accessioned 2021-11-16T17:44:36Z
dc.date.available 2021-11-16T17:44:36Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation HOERNIG, Ana Marli; HOERNIG, Ana Gabriela. Reflexões sobre Pedagogia e Ciências da Educação. Da investigação às práticas: estudos de natureza educacional, Lisboa, v. 11, n. 2, p. 77-91, 2021. DOI: 10.25757/invep.v11i2.252. Disponível em: https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/252. Acesso em: 16 nov. 2021. pt_BR
dc.identifier.issn 2182-1372
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2303
dc.description.abstract Esta pesquisa tem como tema a relação entre Pedagogia e as Ciências da Educação. Propomo-nos realizar uma reflexão sobre a questão de a pedagogia ser uma ciência, com objetivo de identificar traços na literatura que confirmem ser a pedagogia uma ciência da educação. O trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa de revisão de literatura. Os autores consultados, a partir dos estudos do Seminário Temático: Educação, Pedagogia e Ciência da Educação, discutem esse tema. João Batista de La Salle, criador da pedagogia lassalista, é o autor referência que trouxemos para fundamentar nosso escrito. Os autores apresentam tendência a entender a Pedagogia como uma ciência. Consideramos como evidência o fato de a pedagogia lassalista estar estruturada e em contínuo crescimento há mais de trezentos anos e, em todo este tempo, produzindo conhecimento baseado em pesquisas. Sabe-se que uma ciência não surge em um espaço vazio, já existe uma caminhada com muitas contribuições e a ciência vai-se construindo em espaços onde já existem discursos e a partir destas construções, sendo que este crescimento também ocorre nas interfaces que se estabelecem com outras ciências da área da educação. Os autores estudados corroboram o compromisso em fazer pesquisa educacional de qualidade, o que certamente dará maior robustez e melhor estrutura à Pedagogia como ciência da educação. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Da investigação às práticas: estudos de natureza educacional pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Ciências da educação pt_BR
dc.subject Pedagogia pt_BR
dc.subject Teorias pedagógicas pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.title Reflexões sobre pedagogia e ciências da educação pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account