dc.contributor.author |
Hoernig, Ana Marli |
|
dc.contributor.author |
Hoernig, Ana Gabriela |
|
dc.date.accessioned |
2021-11-16T17:44:36Z |
|
dc.date.available |
2021-11-16T17:44:36Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.citation |
HOERNIG, Ana Marli; HOERNIG, Ana Gabriela. Reflexões sobre Pedagogia e Ciências da Educação. Da investigação às práticas: estudos de natureza educacional, Lisboa, v. 11, n. 2, p. 77-91, 2021. DOI: 10.25757/invep.v11i2.252. Disponível em: https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/252. Acesso em: 16 nov. 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
2182-1372 |
|
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2303 |
|
dc.description.abstract |
Esta pesquisa tem como tema a relação entre Pedagogia e as Ciências da Educação. Propomo-nos realizar uma reflexão sobre a questão de a pedagogia ser uma ciência, com objetivo de identificar traços na literatura que confirmem ser a pedagogia uma ciência da educação. O trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa de revisão de literatura. Os autores consultados, a partir dos estudos do Seminário Temático: Educação, Pedagogia e Ciência da Educação, discutem esse tema. João Batista de La Salle, criador da pedagogia lassalista, é o autor referência que trouxemos para fundamentar nosso escrito. Os autores apresentam tendência a entender a Pedagogia como uma ciência. Consideramos como evidência o fato de a pedagogia lassalista estar estruturada e em contínuo crescimento há mais de trezentos anos e, em todo este tempo, produzindo conhecimento baseado em pesquisas. Sabe-se que uma ciência não surge em um espaço vazio, já existe uma caminhada com muitas contribuições e a ciência vai-se construindo em espaços onde já existem discursos e a partir destas construções, sendo que este crescimento também ocorre nas interfaces que se estabelecem com outras ciências da área da educação. Os autores estudados corroboram o compromisso em fazer pesquisa educacional de qualidade, o que certamente dará maior robustez e melhor estrutura à Pedagogia como ciência da educação. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Da investigação às práticas: estudos de natureza educacional |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
Ciências da educação |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia |
pt_BR |
dc.subject |
Teorias pedagógicas |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas pedagógicas |
pt_BR |
dc.title |
Reflexões sobre pedagogia e ciências da educação |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |