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A Educação Híbrida vem sendo considerada, tanto no senso comum quanto em estudos de
áreas do conhecimento, como a mistura de modalidades de ensino, por isso, a Educação
Híbrida tem sido tema de discussões na Formação do Profissional de Enfermagem. Apesar
disso, o significado em si do termo “Educação” demonstra que tal conceito transcende as
modalidades de ensino, indo além, por abranger toda a complexidade relacionada a seus
processos formativos. Assim, a presente dissertação tem como objetivo conhecer a
percepção dos coordenadores e docentes sobre educação híbrida em cursos de enfermagem
do Rio Grande do Sul – Brasil, apontado aspectos relevantes para uma proposta
pedagógica. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da Unilasalle
sob CAAE No 36696520.4.0000.5307. A metodologia utilizada na pesquisa é de método
misto com triangulação concomitante. A população do estudo foi constituída por
coordenadores de curso (GCC) e docentes (GDO) de graduação de enfermagem que
participam do Conselho Consultivo das Escolas de Enfermagem da Associação Brasileira
de Enfermagem do Rio Grande do Sul - Brasil (ABEn-RS). Para produção dos dados
quantitativos e qualitativos foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas,
os dados qualitativos foram reforçados com entrevistas semiestruturadas realizada com os
mesmos grupos, o 1o GCC e 2o GDO, os participantes do 1o grupo foram escolhidos por
sua adesão e o 2o grupo foi definido por indicação do 1o GCC. O tratamento e análise dos
dados quantitativos foram realizados por meio do programa Excel®, versão 2019, e SPPS
IBM, versão 20, utilizando a estatística descritiva que possibilita gerar os dados de
frequência absoluta (n) e relativa (%) das variáveis categóricas e cálculo de medidas de
posição e dispersão (média, desvio padrão, valores mínimo e máximo) para as variáveis
contínuas. Para a comparação se utilizou a estatística inferencial através da análise de
variância (ANOVA), Testes Mann-Whitney e Kruskal-Wallis. Os dados coletados nas
entrevistas foram transcritos no Word versão 2019 e preparados, considerando a
metodologia de Análise Textual Discursiva (ATD), a partir de três etapas: unitarização,
categorização e o novo emergente. Tais etapas auxiliaram o pesquisador na importação,
tratamento e análise de dados no software NVivo®. A estratégia de triangulação
concomitante, permitiu realizar a mixagem dos dados para o entrelaçamento da análise e
interpretação dos mesmos, assim como do referencial teórico, do problema e dos objetivos
propostos na dissertação. Assim sendo, os coordenadores e docentes, em cursos de
enfermagem do Rio Grande do Sul – Brasil, reconhecem que a área da enfermagem é em
sua essência uma ciência híbrida, envolvendo diferentes conhecimentos e legitimada pela
DCN/ENF. Quanto, a educação híbrida suas percepções se mostraram incompletas, sendo
relacionadas mais diretamente a mistura da modalidade presencial e online, embora
reconheçam a implicação de outros elementos. Esses elementos foram denominados
multifacetas do hibridismo, evolvendo o hibridismo de modalidade, espaços tecnológicos,
cultural, linguagens e a possibilidade do hibridismo de infraestrutura, considerando tais
percepções foram apontados aspectos relevantes para uma proposta pedagógica que
envolvesse a congruência entre os atores educacionais e o meio, as multifacetas do
hibridismo, a educação como um processo dinâmico e transitório e a leitura realidade em
que se configura o educar. |
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