Abstract:
O tema da pesquisa é sobre a aprendizagem da Matemática nos anos finais do ensino
fundamental por meio de metodologias diversificadas e as concepções discentes. A esse
respeito temos o objetivo de analisar os efeitos da adoção de metodologias de ensino
diversificadas para a aprendizagem dos conteúdos desenvolvidos no 1º trimestre do
componente curricular Matemática, segundo a concepção dos estudantes de uma turma de
oitavo ano do Ensino Fundamental, no ano de 2021. Tal análise foi feita com 28 alunos de uma
escola da rede privada de Porto Alegre - RS. Dessa forma, o problema de pesquisa que se
persegue nesta investigação advém da seguinte questão: Quais os efeitos da adoção de
metodologias de ensino diversificadas para a aprendizagem dos conteúdos desenvolvidos (no
1º trimestre) no componente curricular Matemática, segundo a concepção dos estudantes de
uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental, no ano de 2021? A metodologia tem cunho
exploratório com uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso.
Como embasamento teórico para compreender a aplicação dessa metodologia, nos apoiamos
em estudos regidos por autores como Gil (2008); D’Ambrosio (2012); Kauark, Manhães e
Medeiros (2010) e Yin (2001). Os principais autores visitados guiam o aprofundamento sobre
os tópicos que abordamos com respeito à História da Matemática; Aprendizagem significativa;
Educação Matemática; A prática pedagógica do professor de Matemática foram Ausubel (1968;
1969), bem como Moreira e Masini (2010) e D’Ambrosio (2012), entre outros. A coleta dos
dados empíricos deu-se por meio da aplicação de um questionário anônimo, aos alunos do
oitavo ano do ensino fundamental de uma escola privada na região metropolitana de Porto
Alegre. Para a análise, seguimos as orientações de Bardin (2016), identificando as categorias:
Importância da Matemática no Cotidiano; Metodologias Diversificadas e Resolução de
Problemas. Como resultados da pesquisa podemos considerar que o uso de metodologias
diversificadas na prática pedagógica faz com que os alunos tenham maior facilidade de
compreensão nos diferentes conceitos. Assim, possibilita as relações com vivências anteriores
e o aprimoramento de suas percepções.