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O foco da pesquisa reside na investigação sobre a importância da mediação pedagógica como
uma estratégia na formação docente de estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia na
modalidade de Educação a Distância (EaD) da Universidade La Salle. A formação desses
profissionais prima pelas competências técnicas, mas também pelo desenvolvimento da
autonomia, provocando reflexões sobre as demandas que a educação deste século exige.
Nessa perspectiva da mediação pedagógica, trabalhamos com o foco do protagonismo, tanto
do docente quanto do estudante. Ambos convergem e constroem espaços de aprendizagem de
modo colaborativo. Assim, o presente tema de dissertação insere-se na linha de pesquisa
Formação de professores, teorias e práticas educativas do Programa de Pós-graduação em
Educação da Universidade La Salle. O objetivo geral consiste em: Analisar o potencial da
mediação pedagógica enquanto estratégia de formação docente em contextos de
aprendizagem na EaD. Como questão de pesquisa, estabelecemos: Como os estudantes de
Pedagogia da Universidade La Salle percebem o potencial da mediação pedagógica enquanto
estratégia de formação docente em contextos de aprendizagem na EaD? Quanto à abordagem
da pesquisa, sob o ponto de vista do problema, é qualitativa, apoiando-nos com a metodologia
de estudo de caso. O instrumento de coleta consistiu em um questionário com questões
abertas e fechadas, enviado a dezenove estudantes do curso de Pedagogia da Universidade La
Salle de Canoas, cujos dados foram examinados à luz da Técnica de Análise de Conteúdo
(BARDIN, 2016). Sobre os autores que trazem elementos para as nossas reflexões, a
organização bibliográfica está dividida em três partes que dialogam e complementam a
escrita: autor primário a saber, Paulo Freire, principalmente no que se refere à concepção
sobre a problematização, a reflexão e a contextualização, justificando que, através desta
concepção de educação, o indivíduo se constitui para a autonomia com liberdade; b) autores
secundários: Lev Vygotsky, na abordagem sociointeracionista, a percepção da aprendizagem
com foco na interação, além de dialogarmos também com António Nóvoa que versa sobre a
formação de professores e José Moran no que se refere ao uso das tecnologias digitais e o
processo de ensino e aprendizagem. c) autores terciários são os citados na busca a partir dos
descritores “mediação pedagógica”; “aprendizagem híbrida”; e “formação inicial docente”. A
partir da Técnica de Análise de Conteúdo foram identificadas as seguintes categorias: 1)
Métodos, 2) Gestão do tempo e 3) Processo criativo. A referência a métodos aparece como
algo que permite pensar e dialogar sobre o espaço formativo por diferentes perspectivas, ele
sugere caminhos possíveis para o processo de formação das estudantes do curso. Já a gestão
do tempo, é um fator considerado pelos respondentes como algo importante para a gestão da
aprendizagem e do conhecimento, de forma a organizar o tempo e horário para cumprir a
agenda acadêmica. Sobre o processo criativo, diante destes tempos acelerados, o estudante
entende esta categoria aliada à categoria métodos, um fator que, além de outros aspectos,
torna possível construir um espaço de aprendizagem que seja significativo. Por fim,
concluímos que a metodologia baseada na mediação pedagógica é positiva, pois ela leva em
consideração o contexto estudado, induz o estudante a participar e a ser protagonista da sua
aprendizagem, possibilita construir diálogos em que todos são convidados a participar e, deste
modo, além de potencializar a aprendizagem, potencializa a relação entre estudante, educador
e conhecimento. Outro aspecto importante a ressaltar é que a aprendizagem híbrida é marcada
não somente pela autoria, mas também pela coautoria da aprendizagem, tendo como marca a
cooperação, aspecto que pode ser fortalecido na educação a distância. |
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