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A gestão da escola pública, pensada a partir do princípio democrático, é temática de
reflexão desde a Constituição Federal (1988). As instituições, em especial as
públicas, encontram-se envolvidas por críticas no que se refere às suas funções,
enquanto resultado das transformações sociais e suas relações de sentido. A
instituição escolar, pensada enquanto organização social, é desafiada a partir deste
contexto, a estabelecer processos de gestão que possam atender aos desafios
contemporâneos. O problema de pesquisa é: identificar as possibilidades e desafios
para efetivar o princípio da gestão democrática em uma escola da rede municipal de
Sapucaia do Sul. Para tanto, esta pesquisa qualitativa, um estudo de caso, se vale
em seus instrumentos de coleta de dados, de elementos bibliográficos, da análise
documental e dos grupos focais, realizados com a equipe gestora e segmentos
representativos do conselho escolar de uma escola da rede municipal de Sapucaia
do Sul. O objetivo é compreender as possibilidades e os desafios para a efetivação
do princípio da gestão democrática nesta escola. A fundamentação teórica se vale
do pensamento de Lück (2013, 2015), Libâneo (2004, 2013) e Paro (2015, 2016). Os
dados coletados, analisados conforme Bardin (2016), e discutidos, foram
estruturados em quatro categorias com suas respectivas subcategorias: 1) ambiente
escolar: diálogo, relações verticalizadas e valorização do trabalho escolar; 2)
Processos de participação: autonomia e tomada de decisão; 3) identidade escolar:
pertencimento e sentido; 4) espaço de construção: humanização e reencantamento.
Concluiu-se que os pressupostos da gestão democrática estão no diálogo e na
escuta, promotores da participação, do engajamento e da construção da autonomia
que fecunda as ações pedagógicas do contexto escolar. O desafio da gestão
democrática consiste em criar possibilidades e dinâmicas constantes, no qual os
participantes sintam-se sujeitos de sua história e construtores dessa nova escola.
Esta dinâmica, de movimento dialético, coloca no itinerário pedagógico a
necessidade de estar em sintonia com a identidade escolar, e confere sentido às
ações. Em termos estratégicos, a gestão deve pensar na condução de processos de
sentido coletivo e que ressignificam as realidades da comunidade escolar. |
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