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O impacto do mal-estar docente no protagonismo do professor

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dc.contributor.author Silva, Marlova Gross da
dc.date.accessioned 2022-03-02T19:35:16Z
dc.date.available 2022-03-02T19:35:16Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation SILVA, M. G. O impacto do mal-estar docente no protagonismo do professor. 2021. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2582. Acesso em: 02 mer. 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2582
dc.description.abstract A presente dissertação se insere na linha de pesquisa 1 – Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas – do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Acadêmico, da Universidade La Salle (Unilasalle) e está vinculada ao Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural (GPEI). O objetivo deste estudo centrou-se em: Compreender de que maneira o mal-estar docente, repercute no protagonismo em sala de aula, em relação a qualidade da prática pedagógica. Tal propósito, também considerou o contexto pandêmico vivenciado pelos docentes, no período de realização deste estudo. Assim, esta pesquisa compreendeu as condições de trabalho docente e sua dinâmica no contexto educativo, estabelecendo relações entre o mal-estar docente, profissionalismo e profissionalidade. Para a fundamentação teórica foram utilizados alguns autores como Esteve (1999), Nóvoa (2002), Codo (2006) e outros. O estudo pautou-se por um levantamento bibliográfico, complementado por entrevista e grupo focal. Os participantes da pesquisa foram professores de uma escola pública, localizada na região metropolitana de Porto Alegre que atuam com os anos finais do ensino fundamental. Os dados produzidos foram trabalhados de acordo com as etapas da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Dentre as questões que o estudo permitiu observar, destacam-se: o impacto da política neoliberal na profissão docente, a sobrecarga de trabalho, desvalorização docente, bem como o adoecimento dos professores. A compreensão do fenômeno no âmbito profissional docente, possibilitou projetar ações como, por exemplo, o Programa Saúde na Escola (PSE), procurando atender as demandas referentes a saúde e bem-estar dos professores. Espaços de escuta aos docentes na instituição escolar que trabalham, oferecendo apoio e acolhimento. Orientações para que os professores desenvolvam o cuidado de si como pessoas humanas e que o trabalho possa ser um exercício de humanização. Formação contínua entre pares, voltada para construção da identidade docente e aprimoramento profissional. Valorização salarial e profissional, por parte dos gestores, considerando o que já preconizam políticas públicas neste campo. Essas ações poderiam contribuir para minimizar os efeitos do mal-estar docente, incentivando a prevenção e à promoção do bem-estar. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Profissionalismo docente pt_BR
dc.subject Bem-estar pt_BR
dc.title O impacto do mal-estar docente no protagonismo do professor pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Silva, Gilberto Ferreira da pt_BR
dc.degree.local Canoas, RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR


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