Abstract:
Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação da
Universidade La Salle, tem por objetivo analisar a oferta do Atendimento Educacional
Especializado (AEE) aos alunos da Educação Especial dos anos finais do Ensino
Fundamental, considerando o contexto das políticas educacionais de inclusão.
Inicialmente foi realizado mapeamento da produção científica relacionada à temática
nas seguintes bases de dados - Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações
(BDTD), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior
(CAPES)/Periódicos da CAPES, Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e
Revista Educação Especial (UFSM/RS). Os norteadores teóricos para abordar o
objeto de pesquisa centram-se nas políticas públicas de inclusão e da Educação
Especial. O método proposto para realizar a investigação é qualitativo, descritivo, com
delineamento de estudo de caso, tendo como lócus de pesquisa a rede de ensino
pública em município da região metropolitana de Porto Alegre (RS). Os instrumentos
de coleta de dados são entrevistas com orientadoras pedagógicas e educacionais de
quatro escolas, analisadas sob a perspectiva hermenêutica. Os resultados indicam
que o AEE tem a Sala de Recursos Multifuncionais como espaço identificado para sua
realização, sendo atribuição de professoras especializadas. As profissionais também
auxiliam os professores da sala de aula comum em seus planos de aula e adaptações
curriculares, não havendo acompanhamento direto da gestão pedagógica. As
orientadoras indicaram ainda a falta de articulação entre os professores
especializados e os docentes em sala de aula na atenção aos alunos que realizam
AEE, reconhecendo diferenças entre os docentes da área e do currículo no escopo
analisado, o que tem implicações para a aprendizagem dos alunos da Educação
Especial, nos anos finais do Ensino Fundamental.