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Nossa sociedade passa por momentos de intensas transformações. Nunca foi tão necessário que
os sujeitos se apropriem do conhecimento, produzindo-o, divulgando-o e utilizando-o de forma
a construir novos conhecimentos, relevantes e úteis, em uma perspectiva ética e socialmente
responsável. Sob esse prisma, as metodologias ativas podem servir de elemento catalisador de
novas formas de pensar e trabalhar o processo de ensino-aprendizagem no ensino superior,
preenchendo lacunas hoje existentes. Nesse contexto, o objetivo geral do presente projeto de
dissertação consiste em analisar a contribuição das metodologias ativas como prática educativa
nos processos de ensino-aprendizagem, no curso de Educação Física da Faculdade La Salle de
Manaus. Trata-se de uma pesquisa vinculada à linha de pesquisa Formação de Professores,
Teorias e Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La
Salle de Canoas, Rio Grande do Sul. A metodologia, de abordagem qualitativa, adotou o estudo
de caso como tipologia (YIN, 2010), cuja unidade de análise consiste nos estudantes e docentes
do Curso de Educação Física da Faculdade La Salle de Manaus. Os dados foram coletados por
meio de questionário anônimo (GIL, 2008) enviados aos participantes, respeitando-se os
aspectos éticos. Os resultados foram examinados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo,
seguindo as orientações de Bardin (2016). Como principais autores que sustentaram as
reflexões teóricas elegemos Freire (2011), no que concerne a conceitos de diálogo,
problematização, pedagogia da autonomia, pedagogia da pergunta; Ausubel (1982), no tocante
à teoria da aprendizagem significativa; Masetto (2012), com relação à docência no ensino
superior; Morán (2014), sobre as metodologias ativas. Acreditamos que compreender como os
docentes pensam o seu perfil de ensinagem1
é de extrema relevância para a educação superior.
O estudo nos levou à identificação da categoria “aprendizagem”, assim como das subcategorias
“processo”, “protagonismo” e “ensino”. Nos proporcionou também uma síntese do olhar de
docentes e estudantes para as competências desenvolvidas pelas metodologias ativas, como
capacidade de resolver problemas, autogestão do tempo, pensamento crítico analítico, domínio
de múltiplas linguagens, visão integradora, visão sistêmica argumentação e diálogo,
criatividade, trabalho em equipe, resiliência, proatividade. Assim, ao propor metodologias
ativas como estratégias de ensino e aprendizagem para o curso de Educação Física,
incentivamos a reflexão e o conhecimento sobre outras formas de desenvolver os processos de
ensino e aprendizagem. Trata-se de um novo olhar sobre a ação docente que extrapola as
paredes da sala de aula e que poderá superar o hiato existente entre conhecimentos teóricos e a
realidade que nos cerca. Tais ações, por consequência, se refletirão no aluno, pelas
possibilidades que favorecem à transformação do sujeito, não mais passivo e dependente, mas
agora autônomo e preparado para os desafios cotidianos. |
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