Abstract:
Nesta pesquisa, em nível stricto sensu mestrado, tem-se por objetivo analisar as temáticas
abordadas pelos autores de trabalhos científicos produzidos entre os anos 2016 e 2021 que
enfocam o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o professor de
geografia, e a forma como se relacionam com os eixos formação inicial, formação continuada
e profissão docente. Para tanto, foram realizados mapeamentos nas plataformas: Biblioteca
Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Capes periódicos e Scielo a partir dos descritores
PIBID geografia, Formação de professores de geografia e Formação docente dentro da
profissão. Trata-se de uma pesquisa teórica, de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica,
inserida na Linha de Pesquisa Formação de professores, teorias e práticas educativas do
Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle. Busca-se contemplar o
seguinte problema de pesquisa: Quais são as temáticas abordadas pelos autores nos artigos e
dissertações produzidos entre os anos 2016 e 2021 que enfocam o PIBID e o professor de
geografia, e de que forma se relacionam com os eixos formação inicial, formação continuada e
profissão docente? O corpus investigativo está composto de 11 dissertações e 10 artigos a
respeito da temática. Para a análise foi aplicada a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin
(2008), tendo sido estabelecidos três eixos temáticos: a) formação inicial de professores; b)
formação continuada docente; c) profissão docente. os artigos e dissertações que se relacionam
com o Eixo formação inicial docente abordam, de maneira muito recorrente, aspectos como a
relação entre a teoria e prática e sua importância, a prática enquanto componente da formação,
e o desenvolvimento da autonomia dos futuros docentes. Essas temáticas encontram respaldo
no referencial teórico desta dissertação, conforme a relação que se foi realizando ao longo deste
tópico. Com relação ao Eixo formação continuada, percebeu-se que a prática docente pode ser
encarada enquanto exercício profissional não mais isolado, mas sim como prática colaborativa
docente, o que acaba tornando-se uma forma de formação continuada. O PIBID emerge também
como uma política de formação continuada, potencializando a reflexão sobre a própria prática,
brindando uma espécie de “frescor” à prática docente, que por vezes pode tornar-se solitária e
repetitiva, ao permitir que o docente experiente possa trabalhar a quatro mãos. Além disso,
verificou-se menção ao estreitamento da relação entre a academia e a escola, estimulando a
realização de cursos e projetos elaborados pela universidade no ambiente escolar, bem como a
ampliação da rede de pesquisadores, com uma conexão entre as pesquisas educacionais e o
ambiente escolar. Por fim, o PIBID permite aos professores elaborarem e renovarem seus
aprendizados e suas metodologias de saber-fazer e saber-aprender sobre a docência na educação básica em conjunto com os pibidianos. As produções pesquisadas se aproximam do Eixo
profissão docente, na medida em que abordam a formação e a evolução da identidade
profissional docente por meio do PIBID, uma vez que, ao permitir o contato com a
complexidade do dia a dia da escola, permite também o fortalecimento do senso de
profissionalidade e de autonomia frente aos desafios que se apresentam. Pode-se concluir que
a docência compartilhada contribui para todos os outros pontos destacados e se apresenta como
uma das maiores contribuições do PIBID, pois ela levará a todas as demais apontadas.