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A pesquisa, do tipo documental, focaliza a aprendizagem significativa no contexto pós-
pandemia da Covid-19 no estado do Amazonas. Insere-se na linha de pesquisa Formação de
Professores, Teorias e Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação em Educação –
Programa Minter Manaus – da Universidade La Salle de Canoas. Tem como problema de
pesquisa: Como é abordada a aprendizagem significativa nos dispositivos legais orientadores
do retorno às aulas após a pandemia do Covid-19 na rede pública estadual em Manaus/AM? O
estudo está fundamentado na Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel,
realizando-se um diálogo com autores que abordam a temática em tela. O corpus investigativo
está composto pelos dispositivos legais norteadores da ação pedagógica pós-pandemia no
estado do Amazonas, a saber: Diretrizes Curriculares e Pedagógicas: Frente aos desafios do
contexto atual (SEDUC/AM) e o Plano de retorno às atividades presenciais: ações pedagógicas,
de gestão e saúde para as unidades de ensino pós-pandemia da Covid-19. Os referidos
dispositivos são analisados com base na Técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados
mostram que, mesmo não mencionando diretamente a Teoria da Aprendizagem Significativa
em seus pressupostos, os dispositivos legais analisados aproximam-se da Teoria de David
Ausubel, especialmente nos seguintes aspectos: a) preocupação com os saberes prévios dos
estudantes, b) incentivo ao uso de metodologias ativas e problematização, o que contribui à
motivação e interesse dos estudantes, c) e formação continuada, de forma a oferecer subsídios
para que os docentes atuem enquanto mediadores da aprendizagem. Nota-se, ainda, uma
preocupação com a saúde mental de todos os envolvidos no processo educativo, considerada
por Ausubel como um fator relevante para que ocorra a aprendizagem significativa. |
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