Abstract:
A suspensão das aulas presenciais provocadas pelo novo coronavírus,
denominado de Sars-Cov-2, causador da COVID-19, desacelerou totalmente a
humanidade. As atividades escolares deixaram de acontecer dentro de uma
estrutura física para ganhar um ambiente ilimitado, a partir do uso de tecnologias e
aulas on-line. Com isso, o processo de aprendizagem passou a acontecer em
qualquer lugar, não apenas se concentrando dentro de uma sala de aula.
Especificamente na cidade de Manaus, que foi considerada epicentro da
pandemia, considerou-se necessário analisar a forma como os estudantes lidaram
com as dificuldades e desafios desse novo formato de ensino e de aprendizagem,
tendo em vista ser uma situação inédita e desconhecida para todos. Assim, o
objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção dos estudantes adolescentes do
ensino médio de uma escola pública estadual da cidade de Manaus, durante as
aulas on-line no período da pandemia da COVID-19. Foi realizada uma pesquisa
qualitativa exploratória, com estudos de caso, na linha de pesquisa Educação,
gestão e políticas públicas do Programa de Pós-graduação Minter-Manaus da
Universidade La Salle. Participaram do estudo cinco estudantes de uma escola
estadual com idades entre 14 e 15 anos, que acompanharam e participaram das
aulas on-line durante todo o contexto de pandemia, entre os anos de 2020 e 2021.
A coleta de dados foi realizada por meio de textos narrativos e entrevistas
semidirigidas individuais com os estudantes selecionados. A partir da análise de
conteúdo dos dados coletados foram evidenciadas quatro categorias: desafios da
conectividade, papel do professor durante as aulas on-line, apoio social e
aprendizagem na percepção dos estudantes. Os resultados obtidos nesta
pesquisa demonstraram que, segundo a percepção dos estudantes, o uso das
tecnologias por meio de aparelhos eletrônicos conectados à internet foi
fundamental para manter o contato entre professores e estudantes, e esse formato
de aulas on-line garantiu, de certo modo, a continuação da aprendizagem dos
estudantes. O desempenho e a importância dos professores foram revelados
como garantia de que o processo educacional não ficou estático, pois a presença
e o empenho dos professores, que atuaram com dedicação, sustentaram a
continuidade da aprendizagem na vida dos estudantes. O apoio social foi revelado
como suporte e amparo através da presença da família, amigos e vínculos com
grupos religiosos. Esse apoio social se configurou como uma base para sustentar
o equilíbrio dos estudantes entre os estudos e os impactos da pandemia. Por fim,
a aprendizagem foi revelada como algo constante e vivo, sempre presente nas
relações e nas trocas mútuas de experiências, demonstrando e revelando
claramente que a educação se reinventa e se fortalece mesmo em meio a uma
pandemia global. Pode-se concluir que políticas públicas eficientes devem ser
criadas para fortalecer a educação, no sentido de corroborar a importância do uso
de tecnologias, do apoio aos professores, da necessidade de redes de apoio
social, para que se possa entender que educação se faz com o envolvimento de
todos, e que a aprendizagem é algo que só acontecerá com a liberdade para
pensar, questionar e agir. Dessa forma, as aulas no formato on-line propiciaram
aos estudantes diferentes formas de acesso e construção do conhecimento, para
que diversas possibilidades de aprendizagens fossem possíveis, apesar dos
limites impostos pela pandemia.