Abstract:
Esta dissertação investiga a percepção dos estudantes sobre o gênero discursivo digital (GDD)
manifestada na Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE). A ADE é uma avaliação
externa, elaborada pela própria Secretaria Municipal de Educação-Semed Manaus às escolas
municipais, com a finalidade de diagnosticar e acompanhar o desempenho escolar. O estudo
está inserido na Linha de Pesquisa: Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, do
Mestrado Interinstitucional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade
LaSalle-Canoas/RS em parceria com a Faculdade La Salle/AM. Este trabalho foi incitado pela
preocupação em relação aos rendimentos baixos dos estudantes na avaliação externa quando os
itens tratavam dos GDD, logo, levou-nos à problemática: quais são as percepções dos
estudantes do 9o ano sobre a avaliação ADE no contexto do GDD, considerando os
multiletramentos? O objetivo foi compreender as percepções dos estudantes sobre a ADE no
contexto do GDD, em língua portuguesa, no 9o ano. A pesquisa é de natureza qualitativa, do
tipo estudo de caso, na qual foram utilizados, como instrumentos de coleta de dados: análise
documental, questionário respondido por 10 estudantes do 9o ano de uma escola da Zona Rural
Rodoviária de Manaus e o diário de campo da pesquisadora. Quanto aos resultados, nos
inspiramos na técnica da Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2011). Fizemos a pré-
análise, revisitamos e organizamos os dados produzidos, analisamos os dados coletados e
tratamos os resultados mediante inferência e interpretação. Iniciamos com o caderno de prova
da ADE do 9o ano de Língua Portuguesa, evidenciando a necessidade de cautela na elaboração
da avaliação externa com fins diagnósticos. Em seguida, exploramos a percepção dos estudantes
sobre a ADE mediante o questionário, organizado num quadro envolvendo as descrições e
regularidades apresentadas nas respostas dos estudantes. Evidenciamos que: poucos estudantes
compreendem qual o objetivo da ADE; os estudantes não estão distantes da cultura digital a
partir de GDD; e a falta de acesso à internet. Finalizamos com as observações no diário a
pesquisadora e as reflexões do processo avaliativo no contexto educacional. Ao fim do estudo
vimos a importância de dar voz aos estudantes pelas suas percepções em relação à ADE no
contexto do GDD, como também a reflexão quanto aos instrumentos avaliativos no contexto
das escolas na Zona Rural de Manaus.