Abstract:
A pós-graduação em Gestão de Negócios é uma realidade e inovação na educação corporativa
da instituição federal pesquisada, que, por motivos de segredo industrial não será revelada. O
curso apresenta características inerentes à educação a distância (EaD), como distância no
espaço e tempo e a autonomia do aluno. Com relação aos alunos dessa modalidade de ensino,
torna-se importante identificar os motivos que levaram muitos deles a evadirem-se do curso.
Para tanto, foi aplicado um instrumento de pesquisa cujo objetivo geral foi identificar quais
razões levaram o estudante, que é empregado da empresa, a se evadir desse curso. O
instrumento, de caráter quantiqualitativo, continha questões fechadas com respostas a partir da
escala Likert, para análise estatística descritiva inferencial, e uma questão aberta, em que foi
utilizada a técnica de análise textual discursiva. Evidenciou-se que os motivos que levaram ao
elevado número (41%) de evadidos no curso estão relacionados com: conciliação do tempo para
as atividades de trabalho e a necessidade da presença nas atividades síncronas (aulas por
videoconferência e provas); necessidade de maior articulação da universidade corporativa da empresa com os gestores dos empregados, no sentido de facilitar a participação destes nas
atividades presenciais; sensibilização quanto aos aspectos trabalhistas, como férias e
especificidades da realidade da empresa, como contingências e greves, entre outros fatores.