Abstract:
O ano de 2020 foi marcado por inúmeros tensionamentos e pela
necessidade de adaptação constante em decorrência da crise sanitária provocada
pela COVID-19. No cenário da Educação Superior, instituições e educadores
buscaram alternativas para a continuidade das atividades acadêmicas. Diante do
desafio, foi necessário aos docentes repensar e reorganizar suas práticas
pedagógicas, considerando a limitação das formas de comunicação e interação que
se configuraram no cenário apresentado. Nesse sentido, esta pesquisa tem por
objetivo discutir algumas das principais competências mobilizadas pelos docentes da
Educação Superior em decorrência da virtualização das aulas em 2020 e 2021. Em
relação à metodologia, está sendo realizada uma pesquisa de abordagem
qualitativa. Em relação aos procedimentos técnicos, constrói-se enquanto pesquisa
bibliográfica (GIL, 2017; MARCONI, LAKATOS, 2015), buscando uma maior
compreensão do fenômeno analisado e possibilitando uma articulação com as
experiências dos próprios autores. Resultados preliminares evidenciam, entre as
competências necessárias para o trabalho docente remoto, a cooperação e o
pensamento em rede, elementos essenciais para a comunicação, a interação e a
convivência com seus pares e com os estudantes. Até o momento infere-se que,
com a retomada gradual das atividades presenciais, as relações estabelecidas
durante o período de distanciamento contribuirão para a co-criação de um ambiente
acadêmico cada vez mais dinâmico, engajado, colaborativo e interconectado.