Abstract:
A dissertação está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da
Universidade La Salle e à linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas.
A pesquisa tem como objetivo compreender a atuação das instituições especializadas
no atendimento dos alunos público-alvo da educação especial. Inicialmente foram
realizadas pesquisas relativas à produção científica concernente ao objeto de estudo
nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Revista Educação
Especial e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O referencial
teórico para o desenvolvimento da pesquisa se ancorou em Baptista e Silva (2015),
Veiga-Neto e Lopes (2011), Prieto (2006), Lustosa (2018), Mantoam (2011), Gohn
(2010), Anjos e Silva (2015), Severo (2015), Brandão (2017) dentre outros, centrandose nas temáticas da educação especial, inclusão e das instituições especializadas. A
investigação é qualitativa descritiva, com delineamento de estudo de caso em uma
instituição especializada na cidade de Manaus, utilizando como instrumentos para a
coleta de dados entrevistas, documentos legais e institucionais e registros
fotográficos. Os resultados indicam especialmente a não distinção da instituição em
relação à escola ao reproduzir elementos e práticas das classes comuns, mas a
atuação terapêutica da equipe multidisciplinar e os planos de trabalho individuais são
diferenças presentes na organização analisada, no atendimento ao público-alvo da
educação especial.