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A presente pesquisa foi motivada pelo tema das tecnologias digitais e educação a
partir dos desafios enfrentados pelos professores no contexto de pandemia de
Coronavírus no Brasil. Essa investigação teve como objetivo principal compreender a
percepção dos professores de cursos preparatórios de linguagens de Manaus sobre
as contribuições e experiências propiciadas pelas tecnologias digitais (TDs) no
contexto da pandemia de Coronavírus. O estudo insere-se na linha de pesquisa
Culturas, Linguagens e Tecnologias da Educação, do Programa de Pós-Graduação
em Educação da Universidade La Salle e caracteriza-se, quanto à metodologia
adotada, como uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, do tipo estudo de
caso. Para atingir os objetivos pretendidos, adotamos como instrumentos de coleta de
dados, primeiramente, um questionário e, posteriormente, entrevistas com os
professores participantes. Para a análise dos resultados, utilizamos a Técnica de
análise de conteúdo de Bardin (2011), a qual tem como premissa a interpretação dos
resultados a partir da análise, exploração e tratamento dos resultados. Como suporte
teórico principal, adotamos os pressupostos de Castells (1999), Charlot (2006), Lèvy
(1999), Santos (2008, 2020) e Silva (2011). A partir dos dados obtidos, foi possível
interpretar os resultados e organizar em duas categorias: o ser professor em tempos
de pandemia e as aprendizagens adquiridas nesse período – essa última interpretada
à luz de Delors (2003) a partir dos quatro pilares para a Educação no século XXI. Tais
reflexões levaram, sobretudo, a entender como a tecnologia contribuiu para uma nova
forma de se pensar e experimentar o fazer educação, enquanto educador, na
sociedade globalizada atual. |
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