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Esta pesquisa teve como objetivo compreender as percepções de docentes sobre os
multiletramentos em escolas públicas ribeirinhas de Manaus, situadas no Rio NegroAM e Rio Amazonas-AM. O estudo foi inserido na linha de pesquisa Culturas,
Linguagens e Tecnologias na Educação, do Programa de Pós-graduação em
Educação, da Universidade La Salle. O problema de investigação foi: quais as
percepções dos docentes sobre os multiletramentos em escolas públicas de Manaus
localizadas no Rio Negro-AM e Rio Amazonas-AM se fazem presentes? Os autores
que embasaram o estudo sobre os multiletramentos para a prática docente foram:
Kleiman (2005, 2016), Rojo (2012), Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020). O aporte teórico
referente à Educação do Campo foi baseado em Caldart (2008) e Arroyo, Caldart e
Molina (2011), sobre escola ribeirinha, temos como base Alborado e Vasconcelos
(2015), Fraxe (2004), Souza (2005). A pesquisa se caracterizou pela abordagem
qualitativa de Minayo (2001) e como um estudo de caso segundo Gil (2019). A análise
dos dados escolhida foi Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Este estudo foi
realizado no período pandêmico de Covid-19 (2020-2022), e os participantes foram
professores que lecionam a disciplina de língua portuguesa e atuam no ensino
fundamental em escolas municipais de Manaus, localizadas na Zona Rural,
especificamente a ribeirinha do Rio Negro e Rio Amazonas. Como instrumentos de
geração de dados foram utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas,
produzidas de forma impressa e online pelo formulário google forms. Os resultados
apontaram que temos duas percepções docentes sobre os multiletramentos na
educação do campo ribeirinha: 1) percepções que permeiam pelas multiplicidades da
linguagem e da cultura que valoriza o ecossistema ribeirinho dentro do contexto de
educação do campo; 2) percepções abstratas e conceituais sobre os multiletramentos
na educação do campo, que privilegia a norma culta da língua, a possibilidade dos
multiletramentos com acesso à internet e visão urbana de práticas pedagógicas, sem
considerar a realidade da educação do campo ribeirinha. Sugere-se que se
desenvolvam mais pesquisas acadêmicas sobre a temática dos multiletramentos da
educação do campo ribeirinha, assim como, projetos de iniciação científica ao longo
da formação inicial, a fim de investigar as possibilidades de multiletramentos com os
discentes dentro deste ecossistema. Também sugere reflexões sobre as possíveis
práticas pedagógicas de multiletramentos na formação contínua com docentes em
contexto de educação do campo ribeirinha. |
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