Abstract:
A avaliação da qualidade educacional ofertada pelas redes de ensino é uma das ações
relacionadas a busca pela efetividade do direito à educação, firmado em dispositivos
internacionais e nacionais. Especialmente, a partir do final da década de oitenta, a
ênfase no direito à educação ganhou força no cenário mundial, destacando-se a
difusão de vários dispositivos legais pela Organização das Nações Unidas para a
Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), os quais influenciaram e continuam
influenciando as políticas educacionais dos países signatários. Diante do exposto, a
pesquisa documental tem como temática investigativa a Avaliação de Desempenho
do Estudante (ADE). Este Sistema de Avaliação é desenvolvido pela Secretaria
Municipal de Educação de Manaus (SEMED), por meio da Divisão de Avaliação e
Monitoramento (DAM). O estudo se deriva da pesquisa O direito à Educação de
Qualidade: fundamentos e modos de efetivação nos contextos educacionais,
coordenada pela orientadora dessa dissertação e desenvolvida no âmbito do Grupo
de Pesquisa Práticas Educativas e Indicadores de Qualidade. Igualmente, insere-se
na linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas do Programa de Pós-
graduação em Educação da Universidade La Salle. O problema de investigação é:
Como está estruturada a Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE) e quais são
as suas relações com o ideário do direito à educação difundido pela UNESCO e nos
dispositivos nacionais que orientam a ação educativa na Educação Básica? O corpus
investigativo está composto: a) Declarações difundidas pela UNESCO: Declaração
Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de
aprendizagem; Educação para Todos: o Compromisso de Dakar, e a Declaração de
Incheon – Educação 2030: Rumo a uma educação de qualidade inclusiva e à
educação ao longo da vida para todos; b) Dispositivos nacionais que orientam a ação
educativa na Educação Básica: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e as
Diretrizes Curriculares Gerais para a Educação Básica; e c) Documentos relativos a
Avaliação do Desempenho do Estudante, disponibilizados no site da Secretaria
Municipal de Educação (SEMED), de acesso ao público em geral. Para a análise dos
dados utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo. Os principais achados do estudo
são: a) em relação à estrutura da ADE: o sistema contempla objetivos e características
próprias de uma avaliação em larga escala; o objetivo da ADE é subsidiar a
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formulação e monitoramento de políticas públicas e fomentar a cultura de avaliação
educacional, e para a escola o objetivo de fornecer informações qualitativas e
quantitativas do desempenho dos estudantes; a avaliação se direciona ao Ensino
Fundamental (do 2o ao 9o ano) e à Educação de Jovens e Adultos (3a e 4a fase), nos
componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática; os itens de múltipla
escolha da avaliação são elaborados, tendo-se como referência a teoria da
Taxonomia dos Objetivos Educacionais (Taxonomia de Bloom), as matrizes de
referência do SAEB, as Diretrizes Curriculares Nacionais e a Proposta Curricular da
SEMED, articulada aos conhecimentos dos estudantes ao longo de sua trajetória
escolar. Algumas contribuições da ADE: i) para a rede municipal: cultura da avaliação;
revisão dos planos de intervenção pedagógica com base nos resultados, e
monitoramento dos dados da avaliação para subsidiar a gestão pedagógica das
escolas; ii) para a gestão educacional: reflexão e reorganização do planejamento e
estratégias educacionais; iii) para a gestão escolar: reflexão e reorganização das
ações educativas no âmbito coletivo (pais, estudantes e professores), viabilizando a
revisão e reestruturação do Projeto Político-Pedagógico; e iv) para a ação pedagógica
cotidiana: diagnóstico das (não)aprendizagens, oportunizando a (re)adequação da
intervenção pedagógica em escola e suas respectivas turmas. b) no que se refere as
relações da ADE com o ideário do direito à educação: o direito à educação é um direito
a ser assegurado a todas as pessoas e se constitui em base para a efetividade dos
demais direitos humanos essenciais à dignidade humana. Tal direito requer o direito
de aprender e, desse modo, implica na satisfação das necessidades básicas de
aprendizagem; a ADE (no âmbito municipal) está inserida no contexto do SADEAM
(no âmbito estadual) que por sua vez está articulado ao SAEB (no âmbito nacional) o
qual converge com os objetivos do PISA e do PIRLS (no âmbito internacional). Tais
sistemas são ações que visam monitorar a qualidade educacional, tendo em vista as
metas estabelecidas pelos dispositivos que versam sobre o ideário do direito à
educação difundido pela UNESCO e nos dispositivos legais nacionais que orientam a
ação educativa na Educação Básica.