dc.description.abstract |
A Educação Superior é relevante para a produção de melhorias no âmbito científico,
tecnológico e social de um país. Sendo assim, o Ensino Médio, como etapa final da Educação
Básica, desenha-se como um elemento importante na perspectiva do jovem que almeja uma
continuidade em seus estudos. Este trabalho está inserido no Programa de Pós-Graduação em
Educação, cuja linha de pesquisa é Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas.
O problema norteador desta pesquisa foi assim definido: Em que medida os fatores que
permearam o Ensino Médio no Colégio Militar de Manaus contribuíram para o acesso à
educação superior de seus egressos? Teve por objetivo geral analisar fatores que permearam o
Ensino Médio no Colégio Militar de Manaus e contribuíram para o acesso à educação superior
de seus egressos. Considerando a perspectiva metodológica, o enfoque foi quanti-quali, sendo
a primeira fase a quantitativa. Nesta fase procedeu-se a identificação e o mapeamento
sociodemográfico dos 91 egressos respondentes do questionário. Na segunda e última fase
foram aplicadas entrevistas semiestruturadas para oito egressos, sendo quatro graduados e
quatro graduandos da educação superior escolhidos com base na primeira fase. Quanto às
análises quantitativa e qualitativa, utilizou-se a estatística descritiva para o questionário e a
Análise Textual Discursiva para pautar as entrevistas. Os resultados quantitativos apontam para
um contexto de extrema relevância na contribuição para o acesso à educação superior,
destacando que 85,7% dos egressos participantes desta pesquisa foram exitosos com relação ao
ingresso, desses 83,3% em universidades públicas. Verificou-se, ainda, que somente 10,2% dos
ingressantes na educação superior são de primeira geração, e que 48,7% ingressaram em cursos
como Direito, Engenharia e Medicina. Na análise qualitativa das entrevistas emergiu a categoria
“Contexto Formativo no Colégio Militar de Manaus”, a qual gerou as subcategorias “Aspectos
da preparação para o ingresso na educação superior”, “Interação”, “Atividades
extracurriculares” e “Normas”, e a categoria “Aspectos Familiares”. Constatou-se, a partir do
corpus de análise, que a preparação acadêmica é o fator de maior relevância na relação com o
ingresso à educação superior. Observou-se alguns aspectos que confirmam a relação entre
atividades extracurriculares e o ingresso à educação superior, dos quais destacou-se a
contribuição para a escolha do curso universitário, e, além disso, verificou-se aspectos que
contribuíram para o desempenho escolar e acadêmico desses egressos do Colégio Militar de
Manaus. |
pt_BR |