dc.description.abstract |
O presente estudo intitulado: “O ensino híbrido no processo de ensino-aprendizagem
da língua inglesa na educação básica: um estudo a partir da produção científica
brasileira (2011-2021)”, está inserido na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e
Tecnologias na Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade La Salle Canoas (RS). Tem como objetivo compreender como está
sendo abordado, o ensino híbrido no processo de ensino-aprendizagem da língua
inglesa na educação básica pelos autores das dissertações e teses defendidas no
espaço temporal entre 2011 e 2021, em programas de pós-graduação situados no
Brasil. Para isso, realizou-se uma investigação do tipo bibliográfica, de caráter
descritivo, com uma abordagem qualitativa. As bases de coleta de dados foram o
catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de
Nível Superior (Capes) e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações
(BDTD). Usaram-se as palavras-chave: “inglês AND híbrido”, “inglesa AND híbrido”,
“english AND blended”. A partir daí, o corpus foi constituído por 08 (oito) dissertações
que seguiam os critérios de inclusão e exclusão propostos. Para a análise destes
dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016). O resultado da
pesquisa mostrou um panorama das produções acadêmicas sobre o tema no recorte
temporal proposto, que é composta, em sua maioria, por: pesquisa-ação de
abordagem qualitativa, com alunos de escolas públicas, do ensino médio, em turmas
heterogêneas; com referencial teórico baseado, principalmente, em Bacich, Tanzi
Neto e Trevisani (2015); com uma abordagem da língua sociointeracionista e de língua
estrangeira, em relação a outras línguas; as Tecnologias Digitais da Informação e
Comunicação (TDICs) mais usadas foram os smartphones com acesso à internet,
foram citados 15 (quinze) diferentes ambientes virtuais, mas sem menções repetidas;
no geral, os objetivos e resultados alcançados foram de produtos educacionais fruto
das pesquisas, entre eles guias de orientações pedagógicas e aplicativos; e as
habilidades desenvolvidas foram, em sua maioria, a compreensão e a produção
escrita com foco no multiletramento, com base nos PCNs (BRASIL, 1998). Os
resultados do estudo apontaram lacunas nestes trabalhos que podem ser exploradas
em pesquisas futuras. O número reduzido de produções no tema de estudo já
evidencia a necessidade de mais investigação na área. Os estudos focaram sobretudo
no ensino híbrido na sala de aula, nos papéis de professores e alunos, em que pouco
se mencionou sobre os outros aspectos deste modelo de ensino, como a
personalização e avaliação da aprendizagem. Quanto ao referencial teórico, esta
pesquisa baseou-se , principalmente, em: Leffa (2016) e Paiva (2003, 2010, 2015)
quanto ao uso de tecnologias digitais no ensino-aprendizagem da língua inglesa em
contexto nacional e seus documentos legais; LDB (BRASIL, 1996), PCNs (BRASIL,
1998), PCNEM (BRASIL, 1999), PCN+ Ensino Médio (BRASIL, 2002a), PCN – EJA
(BRASIL, 2002b), e BNCC (BRASIL, 2018), principais documentos norteadores da
educação básica brasileira; em Christensen, Horn, Staker (2013), Horn e Staker
(2015); Bacich, Tanzi Neto, Trevisani (2015) e Moran (2015) quanto ao ensino híbrido
na educação básica; em Marsh (2012) relativo ao ensino híbrido no ensino-
aprendizagem da língua inglesa. |
pt_BR |